4. Associação de Médicos Católicos

Associação de Médicos Católicos

Arquidiocese estuda criar Associação

Associação de Médicos Católicos - Notícias - Arquidiocese de Goiânia

Uma reunião que aconteceu no Centro Pastoral Dom Fernando (CPDF), na tarde do dia 11 de agosto, foi o primeiro passo dado pela Arquidiocese de Goiânia e por um grupo de médicos, no sentido de criar uma associação católica dessa categoria. De acordo com o bispo auxiliar Dom Levi Bonatto, vários médicos foram convidados para participar da reunião. “Ficamos contentes com o número de participantes e agora já é possível pensarmos no estatuto da associação”, disse o bispo.

Durante o encontro, o médico e professor Fernando Cupertino proferiu palestra sobre ética na medicina. Em sua fala, ele destacou que é fundamental aos profissionais da medicina estarem atentos à ética, ao amor e misericórdia e à dignidade dos pacientes. Para isso, segundo ele, é necessário cuidar da dignidade dos pacientes. Cupertino explicou também que há muitos médicos diplomados, mas poucos são os vocacionados.“Temos tido capacidade de sentir o sofrimento do próximo, sobretudo dos pobres?”, questionou.

A superintendente geral da Santa Casa de Misericórdia e pró-reitora de saúde da PUC Goiás, Irani Ribeiro de Moura, falou sobre o sofrimento que os pacientes vêm enfrentando com a crise na instituição e pediu orações. Padre Márcio Almeida do Prado, vigário episcopal do Vicariato para a Saúde, falou na reunião, sobre o trabalho desenvolvido pela Pastoral da Saúde e pediu a colaboração dos médicos.

Para a médica Fernanda Cabrine Gurian, criar a associação é muito importante, principalmente como espaço de cuidado dos próprios profissionais. “Para ajudar os outros, precisamos estar bem. Por isso, vejo com bons olhos a criação dessa associação”, declarou. Leonardo Landó também aprova a criação da entidade. “É uma proposta interessante do ponto de vista do exercício da medicina com uma visão mais cristã. A associação pode ajudar os médicos cristãos e os demais médicos não-cristãos da sociedade em torno de temas importantes”, comentou o médico.

Uma nova reunião, que provavelmente deverá acontecer no Centro Pastoral Dom Antonio (CPDA), para a votação do estatuto, já está marcada para o dia 10 de novembro, às 14h. O local, porém, ainda será confirmado. “Os médicos receberão a proposta de estatuto com o intuito de fazer suas sugestões para que, na reunião, o documento possa ser aprovado”, afirmou Dom Levi. No dia 27 de novembro, uma missa deverá reuni-los na Paróquia São Paulo Apóstolo, no Setor Oeste.

Fúlvio Costa