4. Café com Prosa

Café com Prosa

Arquidiocese celebra 51º Dia Mundial das Comunicações Sociais

Café com Prosa - Notícias - Arquidiocese de Goiânia

Por ocasião do 51º Dia Mundial das Comunicações Sociais, celebrado no próximo domingo (28), a Arquidiocese de Goiânia realizou um Café com Prosa, na manhã desta quinta-feira (25), na Cúria Metropolitana, promovido pelo Vicariato para a Comunicação (Vicom). Aberto ao público, o evento reuniu jornalistas e comunicadores, das comunidades, paróquias e da mídia secular, que atuam na capital e região metropolitana. “Este primeiro encontro é uma singela homenagem da nossa Arquidiocese a todos os comunicadores pelo trabalho que desenvolvem de levar a Boa Notícia todos os dias à sociedade”, disse em sua fala a coordenadora do Vicom, Eliane Borges.

Após a apresentação dos presentes, os integrantes da equipe do Vicom também se apresentaram e houve uma explanação sobre os trabalhos que são desenvolvidos pela Arquidiocese de Goiânia, no campo da comunicação: Revista da Arquidiocese, o mais antigo veículo, fundado em 1957 pelo nosso primeiro arcebispo, Dom Fernando Gomes dos Santos; o Boletim Pastoral, distribuído na Reunião Mensal de Pastoral; as redes sociais, que dissemina conteúdo sobre a vida diária da Igreja; o novíssimo site (www.arquidiocesedegoiania.org.br), totalmente reformulado e adaptado a dispositivos móveis, além do Jornal Encontro Semanal, que ontem (24) celebrou três anos de circulação.

Ainda durante o encontro, padre Warlen Reis divulgou o programa televiso Encontro Semanal, cujo pré-lançamento acontecerá às 16h desta sexta-feira (26), dentro da Jornada da Cidadania, no teatro do Centro de Convenções, da PUC Goiás, que fica no Jardim Mariliza. O projeto é desenvolvido pelos estudantes de Jornalismo, Gabriela Rodrigues, Larissa Costa, e pelo padre Warlen. Na ocasião, ele vai reunir jovens para conversar sobre Igreja e mídia.

Mensagem do papa

O ponto alto do evento foi o comentário da Mensagem do papa para o 51º Dia Mundial das Comunicações Sociais, feita pelo bispo auxiliar de Goiânia e responsável pelo Vicariato para a Comunicação, Dom Levi Bonatto. A partir da leitura do Sermão da Montanha (Mt 5,1-11), em que Jesus ensina as multidões sobre as bem-aventuranças do Reino, o bispo destacou que Jesus foi um comunicador por excelência, porque procurava levar a sua mensagem de uma forma que atingisse de maneira eficiente a todos os públicos. “Jesus fazia de uma forma muito peculiar. Se falava aos pescadores, dava exemplos sobre os peixes, as barcas, as redes. Se falava aos agricultores, fazia comparações sobre colheitas, uvas e vinhos. Tudo isso de maneira que possibilitava a memorização e trazia uma mensagem carregada de esperança”, explicou.

Nos dias de hoje, continuou Dom Levi, somos também desafiados a comunicar de modo construtivo, para que a realidade seja olhada com confiança e esperança. Lendo a mensagem do papa, o bispo comentou que a espiral do medo é resultado de uma sociedade que se fixa em observar apenas as notícias ruins. Um caminho para contornar isso, segundo palavras do papa Francisco, é usar “óculos” adequados para decifrar a realidade a partir da Boa Notícia, que é o Evangelho e a pessoa de Jesus. Um exemplo concreto disso é como a Igreja é abordada pela imprensa secular. “Sentimos falta de informação mais precisa sobre a Igreja. É culpa nossa ou dos comunicadores? Vemos que a Igreja Católica é confundida com outras igrejas, que os profissionais não conseguem distinguir o que é um bispo ou um padre ou até mesmo explicar o significado das viagens do papa. Talvez por isso seja divulgado mais notícias negativas do que positivas sobre a Igreja”, afirmou.

Por fim, Dom Levi concluiu dizendo que em sua mensagem, o papa fala de uma comunicação propositiva, carregada de verdade, disseminada com o dom de línguas, que seria o mesmo que Jesus usava para comunicar aos diversos públicos. Ele também destacou que a notícia precisa trazer confiança às pessoas, mesmo que seu conteúdo seja ruim. “No fundo, deve prevalecer a esperança”, concluiu.

Leia a íntegra da Mensagem do papa para o 51º Dia Mundial das Comunicações Sociais. Clique aqui

Fúlvio Costa