4. Pastoral da Comunicação

12/06/2018

Pastoral da Comunicação

Reunião motiva para atuação integrada

Pastoral da Comunicação - Notícias - Arquidiocese de Goiânia

Cumprindo data, local e horário previstos no calendário da Arquidiocese de Goiânia, foi realizada, no último sábado (9), uma reunião com os coordenadores e representantes das equipes de Pastoral da Comunicação (Pascom) atuantes em nossas paróquias e comunidades. Duas pautas foram propostas pelo Vicariato para a Comunicação(Vicom), promotor do encontro:  Importância da Comunicação Integrada na Igreja e o Mutirão Arquidiocesano de Comunicação, previsto para o dia 1º de setembro deste ano.

A ideia contida no slogan utilizado no convite eletrônico do evento, "Faça parte dessa rede", foi reforçada por mim (jornalista Eliane Borges), coordenadora de Comunicação do Vicom, que tem o bispo auxiliar Dom Levi Bonatto como bispo referencial. Ressaltamos a proposta de uma comunicação integrada em nossa Igreja particular, em sintonia com a Igreja no Brasil. Trocar ideias, dons, conhecimentos e recursos foi o caminho defendido para a conquista da integração pretendida, assim como a formação de uma comissão consultiva e executiva permanente, composta por membros da Pastoral da Comunicação em Goiânia e demais municípios integrantes da arquidiocese.

Foto: Fábio Faria - Pascom da Paróquia Nossa Senhora Aparecida - Balneário

A participação dos coordenadores de Pascom na organização do Muticom Arquidiocesano, com sugestões dos temas, assessores e formatos, foi proposta pelo Vicom e assumida pelos participantes como uma primeira iniciativa na busca por integrar e dinamizar, ainda mais, a comunicação na Igreja de Goiânia. Essa aprendizagem de trabalho conjunto certamente deve nos preparar para atuarmos conjuntamente na organização do Mutirão Brasileiro de Comunicação – Muticom 2019, promovido pela CNBB, que será sediado por nossa arquidiocese.

Outros integrantes do Vicom apresentaram conteúdos voltados à dinamização e adequação de formatos /resoluções de notícias e imagens enviadas para divulgação nos meios de comunicação da Arquidiocese de Goiânia, como a jornalista Talita Salgado, assessora de imprensa e responsável pelas redes sociais; Marcos Paulo Mota, representando o jornalista Fúlvio Costa, editor do jornal Encontro Semanal, que circula em todas as paróquias, com tiragem de 25 mil exemplares; e Edmário Santos Felipe, secretário do Vicom e gestor do site institucional.

O padre Warlen Maxwell, diretor e apresentador do programa Encontro Semanal, veiculado há três meses pela PUC TV, participou da reunião com sua equipe produtora, e conduziu um momento de oração com os participantes. Em seguida, ele os estimulou a enviar vídeos com perguntas à produção do programa, solicitando também a cooperação de todos na divulgação dessa iniciativa, que chega para somar-se aos esforços de ampliar e qualificar permanentemente a comunicação social da nossa arquidiocese.

Eliane Borges
Coordenadora do Vicariato para Comunicação