4. Catedral Metropolitana celebra padroeira

25/05/2018

Catedral Metropolitana celebra padroeira

Dom Washington Cruz: “Festa da Padroeira é um convite a olharmos sempre para o alto, para a frente”

Catedral Metropolitana celebra padroeira - Notícias - Arquidiocese de Goiânia

Nosso arcebispo, Dom Washington Cruz, presidiu, na noite desta quinta-feira (24), Missa Solene em honra à Padroeira da Catedral Metropolitana, da Arquidiocese e da cidade de Goiânia, Nossa Senhora Auxiliadora. Ele dedicou toda sua homilia para falar do exemplo de Maria e da importância que todos os cristãos devem dar à figura de Nossa Senhora. “Sua atitude de serviço humilde e de amor desinteressado”, uma das condutas marianas a serem seguidas, enfatizou ele.

Dom Washington também comentou a anunciação do Anjo à Maria (Lc 1,26-38) e descreveu aquele episódio como “o primeiro ato profético do Novo Testamento”. Conforme explicou, “a presença de Jesus santificou João ainda no seio de sua mãe. Isabel fez então o grande elogio à sua prima: ‘Bendita és tu entre as mulheres e bendito é o fruto do teu ventre’. Bem aventurada aquela que acreditou”.

Refletindo sobre a Festa da Padroeira, o arcebispo disse que trata-se de “um convite a olharmos para o alto e para frente”. “Olhando para Maria, podemos dizer, com absoluta segurança, que o melhor deve ainda chegar; o mais belo deve ainda se manifestar. Não nos esqueçamos dessa verdade consoladora, meus irmãos e minhas irmãs”.

Ao concluir a homilia, Dom Washington disse que Maria deve sempre nos conduzir a Jesus. “Olhemos para Maria, contemplemo-la como exemplo de fé e peçamos-lhe que nos alcance a graça de uma fé viva, humilde, forte, esclarecida e comprometida. Mas, o que significa ter fé? Significa acreditar em Jesus Cristo, confiar nele. Aderir a ele com o coração, a inteligência e a vontade, isto é, com todo o nosso ser”.

Revista dos 80 anos da Catedral

Depois da celebração, Dom Washington agradeceu ao pároco, monsenhor Daniel Lagni, pela condução pastoral que vem fazendo na Paróquia Nossa Senhora Auxiliadora. Agradeceu também pela ampla reforma com a nova iluminação, a futura climatização e pintura do templo.

O pároco, por sua vez, agradeceu toda a comunidade pela participação nas novenas em honra à Padroeira. Ele fez uma breve prestação de contas sobre os valores gastos com a reforma até agora e comunicou sobre a climatização da igreja, que deve acontecer até o mês de julho próximo, e a pintura interna e externa, até ano que vem. Agradeceu também a contribuição dos paroquianos, e, por fim, lançou a Revista dos 80 anos da Paróquia Nossa Senhora Auxiliadora.

Mons. Daniel Lagni, pároco da Catedral

Com 110 páginas, a publicação traz fatos históricos das oito décadas da paróquia, como os bispos que já passaram pela Arquidiocese, linha do tempo sobre acontecimentos que marcaram a Catedral, os padres que administraram a paróquia, a atual reforma, entre outros. A Revista pode ser adquirida na Secretaria da Paróquia, ao preço de R$ 10,00.

A missa em louvor a Nossa Senhora Auxiliadora foi concelebrada pelo pároco, mons. Daniel Lagni; pelo vigário paroquial, padre Zezão; pelos colaboradores, mons. Aldorando Mendes e Nelson Rafael Fleury; pelo administrador paroquial da Paróquia Nossa Senhora Aparecida, no Conjunto Primavera, em Goiânia, e moderador da Quase-Paróquia Imaculado Coração de Maria, em Goianira, padre Adalmiran Silva Vasconcelos; pelo pároco da Paróquia Nossa Senhora do Rosário e Santa Maria, em Goiânia, padre Raimundo Lopes Salgado, e contou com a participação do diácono Rodrigo Lacerda, dos acólitos, ministros e Irmãos do Santíssimo.

Fúlvio Costa