4. Muticom 2019

Muticom 2019

Compromisso da Arquidiocese de Goiânia

Muticom 2019 - Notícias - Arquidiocese de Goiânia

O Diretório de Comunica­ção da Igreja no Brasil, já no primeiro capítulo, fala da necessidade que temos de compreender profunda­mente as pessoas e a sociedade em que vivemos, para que a nossa ação evangelizadora tenha êxito. Diz o texto: “Essa compreensão passa ne­cessariamente pelo entendimento do mundo de hoje, sujeito a rápidas mudanças e agitado por questões de grande relevância para a vida de fé” (Doc. 99 da CNBB, n. 11).

Sendo assim, em julho de 2019, um evento vai promover o diálogo entre os agentes de comunicação da Igreja no Brasil para a discussão de temas atuais: será a 11ª edição do Mutirão Brasileiro de Comunicação, o Muti­com. O encontro, realizado pela pri­meira vez em Goiânia (GO), será um espaço para a formação, a exposição das iniciativas já realizadas e o am­plo debate, com presença de grandes pensadores na área para uma refle­xão sobre as perspectivas da comuni­cação na Igreja e na sociedade.

A decisão de acolher o evento foi do arcebispo metropolitano, Dom Washington Cruz, e a missão foi assumida publicamente no encerra­mento do 10º Muticom, em Joinvil­le (SC), em 2017, quando Dom Levi Bonatto, bispo auxiliar, recebeu, em nome da Arquidiocese de Goiânia, o símbolo do Muticom. A próxima edição ainda está sendo projeta­da, com a formação de uma equipe composta por comunicadores convi­dados do meio profissional e acadê­mico de diferentes regiões do país, além de representantes da CNBB e lideranças pastorais da cidade que sedia o evento.

No entanto, a mobilização em tor­no do Muticom já começou. Desde o mês de abril deste ano, teve início um passeio com o símbolo do evento pelas dioceses do Regional Centro­-Oeste. Aproveitando a articulação dos agentes da Pastoral da Comuni­cação, estão sendo realizados ao lon­go de 2018 os chamados “Mutirões Diocesanos”. Em Goiânia, está mar­cado para o dia 1º de setembro.

Até lá, a Arquidiocese tem a opor­tunidade de vivenciar uma dinâmi­ca crescente de articulação no cam­po da comunicação, especialmente dos agentes de Pascom. Isso porque a dinâmica dessa pastoral – quando busca ser efetiva em prol do cresci­mento da comunidade –, procura, a partir de uma efetiva formação dos agentes, colaborar com a articulação da comunidade, produzindo meios de serviço à ação de toda a pastoral, fundamentada numa espiritualida­de missionária.

Não se trata, portanto, de um Mutirão de Comunicação em que Goiânia receberá comunicadores de todo o país, mas de uma ocasião para fortalecer essa dimensão pas­toral na Arquidiocese. O Vicariato para a Comunicação é a referên­cia nesta missão, e cada paróquia e comunidade pode incentivar seus agentes a ampliar suas ações, ou ini­ciar a missão. Nesse sentido, é fun­damental o estudo do Diretório de Comunicação da Igreja no Brasil, o Documento 99 da CNBB, que pode ser adquirido nas livrarias católicas.

E assim, Goiânia prepara-se não apenas para o Muticom 2019, mas também para atender uma orienta­ção de São João Paulo II: “Não basta apenas utilizar a mídia para difun­dir a mensagem cristã e o Magisté­rio da Igreja, mas é preciso integrar a própria mensagem nessa nova cul­tura criada a partir da comunicação moderna” (Redemptoris missio, n. 37).

Ir. Diego Joaquim, C.Ss.R
Coord. da Pastoral da Comunicação para o Regional Centro-Oeste da CNBB