4. Campanha da Fraternidade 2017

03/05/2017

Campanha da Fraternidade 2017

Arquidiocese e PUC Goiás oferecem atividades e cursos à comunidade

A Campanha da Fraternidade 2017, iniciada em todo o Brasil no mês de março, na Quarta-feira de Cinzas, traz como tema “Fraternidade: biomas brasileiros e defesa da vida”, e como lema “Cultivar e guardar a criação (Gn 2,15)”. Promovida pela Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB), desde 1964, neste ano, a CF tem o objetivo de despertar a consciência para o necessário cuidado com a criação, de modo especial com os biomas brasileiros, “dons de Deus”, e promover relações fraternas com a vida e a cultura dos povos, à luz do Evangelho. A escolha do tema tem como referência e diretriz a Carta Encíclica escrita pelo papa Francisco, “Laudato si”, Sobre o cuidado da casa comum, lançada em 2015. Ela ressalta a necessidade de uma conversão ecológica e a responsabilidade de todos com a vida do planeta.
Atendendo às sugestões contidas no Texto-Base da CF deste ano, a Arquidiocese de Goiânia e a PUC Goiás estão atuando em parceria para motivar e dinamizar as formas de reflexão sobre essa temática, oferecendo cursos, oficinas, palestras, visitações, exposições, apresentações artísticas, entre outras atividades.
A programação é gratuita e será realizada durante todo o ano, mediante agendamento.

Como a recomendação da CNBB é que as comunidades identifiquem ações possíveis no bioma em que vivem, “avaliando seus impactos, para que os resultados sejam positivos e duradouros”, na Arquidiocese de Goiânia o foco da Campanha será o Cerrado. Segundo maior da América do Sul, esse bioma ocupa 22% do território nacional e está presente nos estados de Goiás, Tocantins, Mato Grosso, Mato Grosso do Sul, Minas Gerais, Bahia, Maranhão, Piauí, Rondônia, Paraná, São Paulo e Distrito Federal.
Paróquias, congregações, associações, escolas e grupos interessados em aprofundar o estudo e debate sobre o tema da Campanha da Fraternidade podem entrar em contato com o Instituto do Trópico Subúmido (ITS) / Memorial do Cerrado e com o Programa Socioambiental e de Economia Solidária (Prosa), da PUC, que estão oferecendo e coordenando as atividades. Algumas podem ser oferecidas até em sua paróquia.
Confira, abaixo, a lista dos cursos e atividades e inscreva-se pelos telefones: (62) 3946-1711 / 3946-1713 (ITS) ou 3946-1064 (Prosa). Melhor ainda é reunir um grupo interessado e agendar imediatamente. Participe!