4. Instituto Coração de Jesus

Instituto Coração de Jesus

50 anos a serviço da evangelização em terras goianas

Instituto Coração de Jesus - Notícias - Arquidiocese de Goiânia

As Irmãs do Instituto Coração de Jesus (ICJ) agradeceram a Deus pelos 80 anos de missão no Brasil; 50 anos de evangelização em terras goianas; e 30 anos de vocação de Círculos de Amigos em Goiás. A missa em ação de graças foi celebrada na noite do domingo (15), na Paróquia Nossa Senhora de Fátima, no Setor Aeroporto, em Goiânia, presidida pelo padre José Florêncio Blanco.

Durante a celebração, padre Florêncio fez um apanhado histórico da presença das irmãs no Brasil, lembrando que as primeiras religiosas a chegar aqui foram irmã Natália, irmã Margarida e irmã Joana Hoffmann. Ele disse que o padre Guilherme Meyer, fundador do ICJ, ao escolher o lema dessa congregação, “Caminhar na presença do Senhor”, quis que as irmãs fossem “sinais de presença do Ressuscitado no mundo”. A missa foi concelebrada pelo frei Dorcílio de Oliveira; pelo padre Clóvis de Jesus Bovo; e pelo padre Edmárcio da Silva Neri. Na liturgia eucarística, foi usado o cálice do fundador do instituto.

O presidente da celebração também comentou que ser sinal da presença de Cristo no mundo de hoje é observar o lema proposto pelo padre Meyer, que se assemelha a um pensamento de Santo Agostinho. “Ser outros cristos com o Ressuscitado” e “que as pessoas, ao olhar para um cristão, vejam o próprio Cristo”, como bem disse também São João Paulo II. “As irmãs são sinais da presença do Senhor. Ele continua operando maravilhas nas vidas delas”, disse ainda. Padre Florêncio também comentou o trabalho das religiosas, que dá preferência aos mais pobres. Eis aí o motivo de elas hoje estarem atuando em uma frente de missão na Angola (África).

Após a missa, as religiosas, junto com membros do Círculo de Amigos, louvaram a Deus pela vida da comunidade. Na quadra de esportes do Colégio Agostiniano Nossa Senhora de Fátima, foi mostrado um filme com fotos da história da presença da comunidade no Brasil. Os leigos, membros do Círculo de Amigos, também em vídeo, deram seu testemunho sobre a vivência da espiritualidade do instituto.

Graças a Deus

Para a assistente da dirigente regional do ICJ, irmã Sueli Claudia de Araújo, celebrar o jubileu é uma graça de Deus que dá ânimo às religiosas. “Este é um momento em que olhamos o passado com gratidão, o presente com amor, e o futuro com esperança. Celebrar o jubileu é uma graça de Deus, e celebrar 50 anos de existência só em Goiás é uma graça maior para nós, porque estamos colhendo”. Outra graça importante para o instituto, de acordo com ela, é poder celebrar os 30 anos do Círculo de Amigos justamente no Ano do Laicato. “Ao caminhar na presença de Deus como leigos, nos ambientes onde vivem, eles fazem uma ponte com o Ano do Laicato e assim semeiam a santidade com sua presença. Nosso padre fundador os convida e os envia a viver essa santidade”.

O Instituto Coração de Jesus é formado hoje por 22 irmãs no estado de Goiás, e cerca de 40 na Região Sul do Brasil. Em 1938 as primeiras religiosas vieram da Alemanha para o Rio de Janeiro. Depois elas seguiram para Braço do Norte (SC), onde fundaram a casa de formação e, a partir de lá, o instituto se expandiu para várias regiões do Brasil. As irmãs estão presentes atualmente em Goiânia, Goianira, Pedro Afonso (TO), Palmas (TO) e Luanda (Angola). O Círculo de Amigos é formado por cerca de 130 leigos.

Fúlvio Costa