4. Mestrado em Direito Canônico

01/04/2018

Mestrado em Direito Canônico

As aulas do Mestrado serão ministradas , no Centro Pastoral Dom Fernando (CPDF) em Goiânia.

Mestrado em Direito Canônico - Notícias - Arquidiocese de Goiânia

A Arquidiocese de Goiânia, instituiu, a partir da proposta dos bispos do Regional Centro-Oeste da CNBB, a Associação Dom Antonio Ribeiro que terá por objetivo, a formação do clero, religiosos(as) e leigos(as) no nível de Pós-Graduação.

Esta Associação, através de um convênio com o Pontifício Instituto Superior de Direito Canônico do Rio de Janeiro que é conveniado com a Pontifícia Universidade Gregoriana oferecerá na cidade de Goiânia, o Mestrado em Direito Canônico.

Este mestrado terá reconhecimento eclesiástico em Direito Canônico, sem titulação civil. Podem inscrever-se para o processo seletivo: clérigos, religiosos(as) e leigos(as) que tenham concluído o bacharelado em Teologia (curso eclesiástico ou reconhecido pelo MEC). Os alunos que não tiverem formação teológica poderão fazer complementação acadêmica e ingressar no curso.

As aulas do Mestrado serão ministradas em módulos semanais, no Centro Pastoral Dom Fernando (CPDF) em Goiânia. O curso terá a duração de três anos, observando o seguinte cronograma:

Para inscrição,  baixar e preencher a ficha cadastral , e enviá-la, com as cópias dos documentos citados abaixo, para: Associação Dom Antônio Ribeiro, Praça Dom Emanuel Gomes de Oliveira, s/n - Centro, Goiânia - GO, 74001-970.

As inscrições serão aceitas até o dia 28 de abril de 2018 e só serão efetivadas mediante apresentação de todos os documentos acima listados.

Não será necessário realizar prova para ingressar no curso, porém, o candidato terá que apresentar um memorial (as instruções de preenchimento estão em um documento adicional), além de passar por uma entrevista com o Coordenador da nossa Instituição, que será marcada logo após a inscrição.

Os valores para o curso obedecem a seguinte indicação:

Aos alunos que solicitarem, poderá ser concedido bolsa de 30% no valor da mensalidade do Mestrado, desde que efetuem o pagamento até o dia 05 de cada mês, via boleto bancário que ficará em R$ 910,00.

Ao término do curso será conferido o diploma de Mestre em Direito Canônico a ser emitido pelo Pontifício Instituto Superior de Direito Canônico do Rio de Janeiro/Pontifícia Universidade Gregoriana.

Para maiores informações, entrar em contato com o Pe. Cristiano Faria dos Santos (Coordenador do Curso), Ir. Delma Mesquita, rc (Secretária), através dos seguintes telefones (62) 3567-9060 (período da manhã) ou (62) 3208-1063 (período da tarde), bem como pelo seguinte e-mail: isdcgoiania@gmail.com.

Elaboração do Memorial

O Memorial tem como objetivo a explanação da trajetória acadêmico profissional do candidato, tendo como base os dados do Curriculum Lattes.

O Memorial deve conter não só as informações objetivas, mas também informações de caráter qualitativo que demonstrem as intenções e motivações advindas do projeto pessoal de vida no seu encaminhamento profissional. Neste relato, como numa autobiografia, o candidato deve demonstrar seu perfil profissional sob uma ótica histórica, analítica e crítica.

O memorial deve iniciar com a fase de formação do candidato e se desenvolver enfatizando os investimentos e experiências do autor, ao longo de sua vida profissional.

Acontecimentos de menor importância devem ser sintetizados e aqueles mais significativos devem ser mais detalhados de modo a demonstrar o amadurecimento intelectual relacionando-o com a produção científica, acadêmica e profissional.

O encerramento do Memorial deve ser feito, indicando os rumos que o candidato pretende seguir ou que está sendo assumido no momento atual, tendo como contexto à história pré-relatada.

O Memorial deverá possuir até 05 páginas em espaço 1,5, fonte tamanho 12, estilo: Times New Roman, descrever sua experiência profissional e acadêmica, perspectivas de estudo e pesquisa.

Atenciosamente,

Dom Levi Bonatto