4. Reunião Mensal de Pastoral

17/05/2017

Reunião Mensal de Pastoral

Disposições sinodais sobre os Sacramentos do Batismo e Confirmação são estudadas

Reunião Mensal de Pastoral - Notícias - Arquidiocese de Goiânia

Na última Reunião Mensal de Pastoral, realizada no dia 13 de maio, no Centro Pastoral Dom Fernando (CPDF), foram estudadas as disposições presentes no Documento Pós-Sinodal, Parte III – A Liturgia na vida e na missão da Igreja particular de Goiânia. O conteúdo foi apresentado pelo coordenador arquidiocesano de Liturgia e Arte-Sacra, padre Antônio Donizeth do Nascimento. Durante sua exposição, ele destacou que a Igreja precisa estar atenta às motivações das pessoas em receber os Sacramentos. “Quais são as motivações? Sejam quais forem elas, estejamos atentos para pescar as pessoas por meio desses vínculos”, disse.

Para que a Liturgia seja entendida de forma mais completa, ele afirmou que os membros das comunidades precisam conhecer também o conteúdo dos outros dois documentos pós-sinodais, partes I e II, que tratam da Palavra e da Caridade, pois “só assim teremos uma compreensão mais ampla da nossa fé”, disse. Entrando em temas específicos dos dois Sacramentos em questão, padre Antônio enfatizou que, quanto ao Batismo, por exemplo, um dos maiores desafios da Igreja é entender as motivações que levam pais e padrinhos a batizarem seus filhos e afilhados. Também ressaltou que, embora o papa Francisco represente a abertura da Igreja diante dos desafios dos nossos tempos, “há um itinerário a ser seguido”, por isso, “precisamos repensar a estrutura e a organização pastoral”. “Se não tivermos em conta o conteúdo da fé revelada (Palavra) e dos documentos da Igreja, não conseguiremos avançar”, ressaltou.

Com relação à dimensão da acolhida, o padre salientou que é um aspecto muito importante, porque isso também é conteúdo de fé, assim como a preparação e a própria celebração. O Sacramento da Crisma, por sua vez, sublinhou, “qualifica o cristão para difundir as riquezas da fé pelo mundo, como sal, fermento e luz”, por isso é um itinerário fundamental também.

No fim da reunião, houve uma série de avisos de acontecimentos que irão movimentar a Arquidiocese, como a Jornada da Cidadania, nos dias 24 a 27, e a missa pelos 60 anos da Arquidiocese de Goiânia, no Santuário Basílica de Nossa Senhora do Perpétuo Socorro, no dia 31 de maio. Foi lembrado também que, no dia 4 de junho, acontecerá o 5º Encontro Arquidiocesano de Coroinhas, e, no dia 15 de junho, a Solenidade de Corpus Christi, na Praça Cívica. A próxima Reunião Mensal de Pastoral será no dia 10 de junho, no CPDF, das 8h30 às 12h.

Fúlvio Costa