4. Dom Moacir celebra missa em clínica psiquiátrica

22/03/2018

Dom Moacir celebra missa em clínica psiquiátrica

Celebração integra agenda de visitas a instituições da nossa Arquidiocese

Dom Moacir celebra missa em clínica psiquiátrica - Notícias - Arquidiocese de Goiânia

Cerca de 160 pessoas participaram da missa celebrada na tarde de ontem (21), por Dom Moacir Silva Arantes, bispo auxiliar de Goiânia, na Pax Clínica Psiquiátrica. Entre os presentes, estavam pacientes e alguns familiares, médicos, enfermeiros e demais funcionários. Todos com o mesmo objetivo, de dar graças ao Pai, rezar pela vida dos internos e alimentar-se da Palavra e da Eucaristia.

Em sua homilia, Dom Moacir falou sobre a libertação por meio do amor, tendo como referência o Evangelho de João, capítulo 8, versículo 36: “Se, pois, o Filho vos libertar, verdadeiramente sereis livres”. Segundo o bispo, o amor é o elemento mais elementar e forte para toda a vida humana, por meio do qual é possível curar todas as feridas e enfermidades de nossas almas. O maior exemplo de amor que podemos ter é relacionado a Cristo, pois desde o seu surgimento no ventre de Maria, Deus já o amava e tinha um plano para sua vida. “O amor é capaz de curar e a falta dele pode destruir”, concluiu o bispo ao final da mensagem.

Ao final da celebração, Dom Moacir percorreu a clínica em visita aos internos, levando até eles o Santíssimo. O médico psiquiátrico, Diogo Henrique Silveira do Couto, comentou que eventos desse tipo são de extrema importância para que os pacientes sintam-se incluídos na sociedade, além de trazer temas de aprendizado para os internos. “Temos pacientes de todas as religiões aqui, não obrigamos ninguém a participar, mas eles gostam de se envolver, independentemente de qualquer credo. Além disso, quando se tem uma atividade assim, é trabalhado na terapia ocupacional o tema abordado”, enfatizou o Dr. Diogo.

A Pax Clínica é um hospital psiquiátrico dedicado ao atendimento de pessoas portadoras de doença mental e de dependentes químicos. Está localizada na Rodovia BR 153, em Aparecida de Goiânia, e possui uma estrutura de 220 leitos, sendo 160 deles dedicados especificamente para o Sistema Único de Saúde (SUS), além de atendimentos laboratoriais, de urgência e consultórios. O hospital tem a direção geral do Dr. Salomão Rodrigues Filho.

Isabella Garcia(Acadêmica de Jornalismo/PUC Goiás)