4. 56ª Assembleia Geral da CNBB

56ª Assembleia Geral da CNBB

Formação dos Presbíteros será tema central da Assembleia

56ª Assembleia Geral da CNBB - Notícias - Arquidiocese de Goiânia

Os bispos do Brasil irão se reunir para 56ª Assembleia Geral da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (AG CNBB), de 11 a 20 de abril, em Aparecida (SP), nessa ocasião as discussões, estudos e decisões serão em torno das “Diretrizes para a Formação dos Presbíteros da Igreja no Brasil”.

De acordo com o Bispo Auxiliar de Brasília (DF) e Secretário-Geral da CNBB, Dom Leonardo Ulrich Steiner, o objetivo é atualizar as diretrizes em vigor, aprovadas em 2010, por ocasião da 48ª Assembleia Geral da CNBB. “Essa atualização é motivada especialmente pelo magistério do Papa Francisco e pela publicação pela Congregação para o Clero do documento, ‘O dom da vocação presbiteral’, que constitui a chamada Ratio Fundamentalis Institutionis Sacerdotalis”.

A Assembleia Geral da CNBB tratará ainda outras temáticas e problemas emergentes da vida das pessoas e da sociedade, sempre na perspectiva da evangelização.

A abertura oficial da 56ª Assembleia Geral acontecerá no dia 11 de abril no Centro de Eventos padre Vítor Coelho de Almeida, no Santuário Nacional, onde acontece a maior parte dos trabalhos dos bispos. Os trabalhos dos bispos durante a assembleia começam com a missa diária no Santuário Nacional com laudes, sessões pela manhã e a tarde; no final de semana acontece o retiro dos bispos e os encontros se concluem no dia 20 de abril.

Sobre as eleições de outubro, Dom Leonardo Steiner afirmou que a CNBB poderá, como em anos anteriores, apresentar aos fiéis e à sociedade uma mensagem lembrando a importância das eleições. “É sempre uma palavra de ânimo e conscientização, não de substituição da consciência”, afirmou.

Durante a reunião do Conselho Permanente, em fevereiro passado, foi aprovado o projeto de um subsídio para ajudar nas reflexões de grupos sobre as eleições 2018. Segundo o Secretário-Geral da CNBB, a proposta é contribuir para a formação política das pessoas de boa vontade, assim como motivá-las a participar do processo político, não apenas em momento de eleições.

O texto deverá ficar pronto após a 56ª Assembleia Geral. Dom Leonardo adiantou ainda que foi aprovado a promoção de um debate com os presidenciáveis em data ainda ser definida através das TVs católicas coordenado pela TV Aparecida.

A cada dia os bispos concedem entrevistas coletivas sempre às 15h, na Sala de Imprensa do Centro de Eventos, com a presença de três bispos designados pela Presidência da Assembleia. Todas as coletivas de imprensa são transmitidas pelo Portal A12.

Por A12