4. Programação Semana Santa 2018

19/03/2018

Programação Semana Santa 2018

Confira a programação das nossas paróquias

Programação Semana Santa 2018 - Notícias - Arquidiocese de Goiânia

Aproximamos da Semana Santa, coração do Ano Litúrgico, tempo forte e antiquíssimo na história da Igreja, de preparação do povo para a Páscoa que, conforme nosso arcebispo, Dom Washington Cruz, “é o ponto culminante da celebração e da vivência da fé”. A Semana Santa, no século IV, era chamada de Hebdomada paschalis, ou Semana da Páscoa, e, no século seguinte, em Roma, era conhecida como Semana Autêntica.

No Oriente, a Igreja a intitulava de Semana Maior. Portanto, trata-se da Semana das semanas, que merece ser vivida intensamente pelos cristãos.

Conforme o reitor do Seminário Maior Interdiocesano São João Maria Vianney, padre Dilmo Franco de Campos, a Semana Santa é diferente de todas as outras porque nela os cristãos vivenciam, como que de maneira atualizada, a santificação da humanidade pelo mistério Pascal. Por isso, deve ser guardada. “É uma semana especial para nós nos abstermos das atividades cotidianas, nos dedicarmos à celebração dos mistérios, à oração, trilhar com Jesus a Via-Sacra, procurar ter o sentimento interno de tudo aquilo que Jesus viveu e sentiu”, explica o padre.

Ele também enfatiza que é importante se colocar em jejum, em abstinência, para se mortificar diante desse acontecimento. “É bom lembrarmos também que não é semana para viajar, não é feriadão. Santo Agostinho diz que essa é a Semana de todas as semanas, e nós dizemos que as Celebrações das celebrações estão nesses dias também. O mínimo que se espera de um cristão consciente é que participe de todas as celebrações da Semana Santa”, completa.

Confira a  programação das nossas paróquias

Paróquia Nossa Senhora Auxiliadora - Catedral Metropolitana

Basílica Nossa Senhora do Perpétuo Socorro - Matriz de Campinas