4. Arcebispo cria paróquia e empossa padres na Igreja de Goiânia

29/01/2018

Arcebispo cria paróquia e empossa padres na Igreja de Goiânia

Paróquia Cristo Redentor e Paróquia Santa Clara e São Francisco

Arcebispo cria paróquia e empossa padres na Igreja de Goiânia - Notícias - Arquidiocese de Goiânia

“Dar-vos-ei pastores segundo o Meu coração” (Jr 3,15)

Com essas palavras do pro­feta Jeremias, Deus prome­te ao seu povo que jamais o deixará privado de pas­tores que o reúnam e guiem (Pas­tores Dabo Vobis). “Eu estabelecerei para elas (as minhas ovelhas) pas­tores, que as apascentarão, de sor­te que não mais deverão temer ou amedrontar-se” (Jr 23, 4).

Como acontece tradicionalmen­te neste período do ano, as trans­ferências continuam a ser feitas na Arquidiocese de Goiânia. No fim de semana passado, mais dois padres tomaram posse de paróquias na Região Metropolitana. Para as co­munidades, significa um momento de graça porque seus pastores, pela ação do Espírito Santo, dão novo impulso à vida da Igreja e ao man­dato do Senhor: “Ide pelo mundo inteiro e anunciai a Boa-Nova a toda criatura!” (Mc 16,5).

Paróquia Cristo Redentor

Na noite do dia 21 de janeiro, a Quase-Paróquia Cristo Redentor, do Residencial Vale dos Sonhos, em Goiânia, foi erigida paróquia, em celebração presidida pelo arcebis­po Dom Washington Cruz. Para a comunidade, a festa foi ainda maior porque recebeu também seu novo administrador paroquial, padre Ra­fael Oliveira da Silva. Até então, a comunidade era animada pelos di­áconos Ademar, Adair, Geraldo e Humberto (já fale­cido). Por muitos anos, conduziu a comunidade o padre José Maria Roca Pons, SPadV. “Com o primeiro administrador da nova paróquia, a comunidade é chamada a cami­nhar em unidade, a fim de que seja viva e traga os fi­lhos para a Casa de Deus, inclusive aqueles que estão dispersos. Todos os membros de­vem dizer: exis­timos para anun­ciar a Boa-Nova e dar a conhecer Jesus Cristo, por­que todos têm o sagrado direito de conhecer Jesus e como sagrado direito não podemos impedir isso de acontecer”, declarou Dom Washington em sua homilia.

Após a missa, uma paroquiana relatou a história da comunidade que começou em 1996, com as reuni­ões, celebrações e terços que aconte­ciam nas casas de família. Em 1999, foi presidida, em parte do terreno onde hoje é a igreja matriz, a primei­ra missa. Por estar no alto de uma montanha e ter visão privilegiada da região, a comunidade recebeu o nome de Cristo Redentor. Em se­tembro de 2010, foi lançada a pe­dra fundamental da construção e as obras começaram em seguida. Em 2013, com a colaboração dos diáco­nos, teve início a campanha para dar ânimo à construção, e no dia 21 de janeiro, a Quase-Paróquia foi erigida canonicamente paróquia.

Dom Washington Cruz, por fim, pediu que padre Rafael, junto com a comunidade, construa uma gran­de estátua do Cristo Redentor, para que os viajantes que passarem pela BR-153 possam vê-lo e pedir bênçãos em seus caminhos. O novo adminis­trador paroquial tem seis anos de sa­cerdócio. Ele também foi empossa­do administrador paroquial da nova Paróquia Santo Agostinho, que fica no Sítio do Recreio Ipê, e que foi eri­gida no dia 7 de janeiro. Nos últimos três anos e dez meses, padre Rafael foi administrador da Paróquia N. Sra. das Dores, na Vila Pedroso.

Paróquia Santa Clara e São Francisco

Ao empossar frei Afonso Lam­berti novo pároco da Paróquia San­ta Clara e São Francisco de Assis, da Cidade Vera Cruz I, em Apare­cida de Goiânia, na manhã do dia 21 de janeiro, Dom Washington Cruz disse que o chamado do Se­nhor exige de nós resposta amoro­sa. “Quem não deixa tudo não pode servir ao Senhor”, afirmou ele. Em­bora aquela celebração tenha sido de posse do novo pároco, o arce­bispo ressaltou que o chamado do Senhor é para todos. “O Batismo é o início, sinal do caminho vocacio­nal a todos os cristãos. Lembremos que os primeiros discípulos foram chamados no decurso de suas vidas e nós também somos chamados na vida cotidiana”.

Frei Afonso faz parte da Frater­nidade São Francisco de Assis na Providência de Deus. É um ramo da Família Franciscana que se dedica à pastoral, sobretudo por meio do campo da saúde. Nos últimos três anos, o novo pároco foi missionário no Haiti. Na Paróquia Santa Clara e São Francisco de Assis, ele irá morar em comunidade com o noviço Ân­gelo. Além da paróquia, frei Afonso, que também é dentista, deverá tra­balhar em um hospital municipal de Aparecida. Atualmente, a Fraterni­dade, que é composta por 80 mem­bros no Brasil, Haiti, e que em 2019 estará em Portugal, tem 76 serviços na área da saúde, em hospitais, clíni­cas e ambulatórios, segundo o supe­rior geral (guardião geral) da Frater­nidade, frei Francisco Belotti.

Após receber as chaves do tem­plo das mãos do arcebispo, frei Afonso se dirigiu à assembleia, que estava cheia, com as seguintes pala­vras: “Obrigado a Dom Washington e a toda a comunidade pelo acolhi­mento. Hoje não sou eu quem toma posse da paróquia, mas vocês que tomam posse do pároco. Que possa­mos crescer na fé. E isso só acontece­rá se caminharmos juntos”, afirmou. Dom Washington, ao fim da celebra­ção, agradeceu ao padre Carlo Tes­sari por ter conduzido a paróquia por quase dez anos.

Fúlvio Costa