4. Paróquia Santa Luzia

Paróquia Santa Luzia

Dom Washington dedica Capela da Comunidade Maria de Nazaré

Paróquia Santa Luzia - Notícias - Arquidiocese de Goiânia

A belíssima Capela da Comunidade Maria de Nazaré, no Jardim Presidente, que pertence à Paróquia Santa Luzia, do Setor Novo Horizonte, recebeu a Dedicação do Templo e do Altar, na noite do dia 6 de janeiro. O rito foi presidido pelo nosso arcebispo Dom Washington Cruz. “Hoje é um dia consagrado ao Senhor. É um dia de festa para nós, conforme ouvimos na Palavra”, disse, no início de sua homilia, aos presentes que lotaram a Capela. Em seguida, ele explicou que as pessoas – os fiéis – se reúnem ali convocados pela Palavra de Deus. “Quem congrega no templo obedece à Palavra”.

O arcebispo parabenizou a comunidade e o administrador paroquial, padre Elenivaldo Manoel dos Santos, pela “transformação” que passou aquele templo. “Eu sabia que ia encontrar uma igreja bonita porque as obras do padre Elenivaldo são sempre muito belas, mas eu não sabia que ia encontrar uma igreja tão bela assim”, disse o arcebispo, arrancando risos da assembleia.

Continuando sua reflexão, Dom Washington afirmou que o Senhor, com sua morte e ressurreição, salvou a humanidade. “Este é o grande anúncio deste templo. A casa do meu Pai é uma casa de oração”.

Ele explicou que, na Igreja, o altar é o corpo de Cristo, lugar onde se apresenta o centro de todo o ato litúrgico. “O altar é como o Monte Tabor, onde devemos subir para descobrir o fulgor que sai de Cristo, assim como fizeram os apóstolos Pedro, Tiago e João. Neste altar, Cristo morre e ressuscita toda vez que celebramos”. Ele pediu também que, na Dedicação da Capela, todos ali lembrassem qual é a sua missão na Igreja. “Olhem cada um para si e entendam qual é o seu lugar na comunidade. Todos, sem exceção, têm uma missão a realizar”.

Após a homilia, aconteceu o Rito de Dedicação, em que foi cantada a Ladainha de Todos os Santos. Em seguida, houve a deposição das relíquias do beato Isidoro de Loor, da Congregação dos Missionários Passionistas; a unção do altar e das paredes da igreja; a incensação do altar e da igreja; e a iluminação de todo o templo. Ao fim da celebração, a comunidade ofereceu um jantar aos participantes.

No dia 5 de dezembro, Dom Washington dedicou o templo e o altar da igreja matriz. No dia 30 do mesmo mês foi a vez da Comunidade São José, e no próximo dia 24 será a vez da Comunidade São Paulo Apóstolo, todas pertencentes à Paróquia Santa Luzia.

Fúlvio Costa