4. Lectio Divina

Lectio Divina

À espera do princípio, que é o Filho de Deus

Lectio Divina - Notícias - Arquidiocese de Goiânia

O formador do Seminário Propedêutico Santa Cruz, padre José Luiz da Silva, orientou o segundo dia da Lectio Divina do Advento, em preparação para o Natal, que começou no dia 2 de dezembro e segue até o próximo dia 23, sempre aos sábados. A sua reflexão foi orientada pelo Evangelho proposto para o 2º Domingo do Advento, em que o evangelista começa falando da profecia de Isaías: “Eis que envio o meu mensageiro para preparar o meu caminho”. O padre refletiu sobre o versículo primeiro, no qual São Marcos fala que Jesus é o Filho de Deus que veio para traçar o sinal de aliança entre o céu e a terra (cf. Mc 1,1).

“Deus tem um Filho eternamente gerado e não criado. Esse filho encarna e estamos esperando-o neste Tempo do Advento”, afirmou. Conforme padre José Luiz, nas quatro semanas do Advento, a liturgia revive a Boa-Nova do Filho de Deus que nasce entre os homens. Mas é preciso estar atento. “A expressão mais eloquente do Filho sai primeiro da boca do Pai. O texto bíblico nos diz: “Esse é o meu Filho amado, ouvi-o” (Mc 9,7). Mas ela não sai somente da boca de Deus, sai também da boca dos demônios. Até o demônio reconhece Jesus”.

Rezando com os participantes da Lectio Divina, padre José Luiz também disse que Jesus foi gerado “para nos tornar coerdeiros da graça, firmes para a nossa salvação e redenção”. A dimensão do encontro, sempre reforçada pelo papa Francisco em suas catequeses, também foi enfatizada pelo padre. “O Filho de Deus veio ao nosso encontro. Ele que é nosso salvador, o ungido, que assume a nossa humanidade, menos o nosso pecado e nos garante a criação adotiva pelo batismo no Espírito Santo”. Por fim, o sacerdote rezou com os presentes para que os nossos dias sejam imersos no amor de Cristo. “Que o início da nossa história, dos nossos dias, seja repleto do Filho de Deus. Que o início do nosso dia a dia seja o início para o novo rei que vem ao nosso encontro”.

Programação:

16/12 – Dom Levi Bonatto

23/12 – Dom Washington Cruz

O evento começa às 19h, na capela do Seminário Santa Cruz. Leve a sua Bíblia.

Fúlvio Costa