4. Instituto Coração de Jesus

Instituto Coração de Jesus

50 anos evangelizando o Centro-Oeste

Instituto Coração de Jesus - Notícias - Arquidiocese de Goiânia

Em 1922, nascia, na Alemanha, o Instituto Coração de Jesus (ICJ), sendo aprovado pela Igreja em 1924. Seu fundador, o sacerdote Guilherme Meyer, testemunhava a presença de Deus no seu viver e agir, em uma época em que se proclamava o comunismo ateísta, isto é, a ausência de Deus no mundo. Meyer, porém, foi um homem atento à realidade. Foi na carência de pessoas para os trabalhos pastorais e na decadência da família que ele percebeu um apelo do Espírito Santo, para a realização dessa obra de amor.

O Instituto Coração de Jesus (ICJ) é uma comunidade religiosa de mulheres consagradas a Deus e a seu serviço na Igreja, colaborando para a renovação do mundo mediante sua vida com Deus presente. Segundo a provincial, irmã Joana Hoffmann, que é de origem alemã, no começo, a comunidade passou pela prova da supressão externa, ordenada pelo regime nazista, no início da 2ª Guerra Mundial. “A comunidade foi libertada da opressão em 1945, e, após esse episódio, reiniciou seu apostolado com grande zelo”, relatou em entrevista.Da esquerda para direita: Aline, Ir. Sueli, Ir. Miriam, Ir. Antônia, Ir. Rita Batista, Ir. Conceição, Ir. Vera, Ir. Maria Luiza, Ir. Joana, Ir. Eunici e Maria Thaís

A espiritualidade do caminhar na presença de Deus é o que move o ICJ. “Ele é a nossa resposta à realidade da fé”, explicou irmã Rita Batista, superiora da casa das irmãs, localizada na Vila Nossa Senhora Aparecida, em Goiânia. “Diante desta verdade da amorosa e permanente presença de Deus, não podemos ficar indiferentes”, justificou. A atuação das religiosas se dá, de modo especial, por meio da pastoral paroquial, na catequese, liturgia e na dimensão familiar. “Nossa comunidade não tem obras próprias, por isso atuamos nessas pastorais, na descoberta e formação de lideranças, na assistência aos pobres e doentes, na orientação e aconselhamento, na pastoral familiar e vocacional, na pastoral da visita e da música, no ensino, colaborando na formação de futuros sacerdotes”, pontuou irmã Vera Lúcia, superiora da casa no Jardim Goiás.

O Instituto chegou ao Brasil em 1938. No estado de Goiás, em 1968, quando as irmãs assumiram uma paróquia sem sacerdote em Goianira – antiga São Geraldo. Em 1985, o grupo se tornou uma região autônoma: Centro-Oeste. Dom Fernando Gomes dos Santos, então arcebispo, orientou o engajamento das religiosas naqueles anos, na pastoral paroquial, na educação e ensino e no serviço social aos pobres e marginalizados. Em Goiânia, o instituto está presente em quatro comunidades e uma irmã, Elisa Schnöeller, trabalha numa área de missão. No Brasil, as irmãs atuam também no Estado do Tocantins, na Arquidiocese de Palmas e na Diocese de Miracema. Em Luanda, na Angola, continente africano, elas estão com uma frente de missão, na qual atuam três irmãs e três formandas, no Centro Missionário Angola. “Nossa missão em Angola já trouxe muita luz e esperança ao povo sofredor. Neste ano, abrimos nossa Casa de Formação; queremos somar força com as jovens angolanas, em nosso serviço aos irmãos que esperam a presença das ‘madres’ em sua luta do dia a dia, sua ajuda, sua palavra, seu consolo”, declarou irmã Antônia, que é angolana. O Instituto também está na Bolívia, onde atua desde 1978.

Além das irmãs consagradas, os leigos também participam da riqueza do carisma do ICJ, desde a sua origem. Com as religiosas, eles vivem a espiritualidade do caminhar na presença de Deus em sua vocação de leigos e família, com foco em tornar-se santos e fermento de justiça no mundo. “Trata-se de uma permuta de dons, pois a participação dos leigos nos ajuda a viver coerentemente a nossa própria vocação. Nossa Região Centro-Oeste cultiva atualmente cinco grupos, que chamamos de ‘Círculo de Amigos’”, lembrou irmã Eunici Pereira de Carvalho.

Centro da Família e vocações

Curso de Paternidade Responsável, no Centro da Família Coração de Jesus

Com o objetivo de responder, dentro da sua missão específica, aos desafios cada vez mais agressivos que a família vem sendo vítima, as religiosas atuam, desde 2010, no Centro da Família Coração de Jesus (CFCJ), localizado na Rua 55, no Setor Central de Goiânia. Segundo irmã Sueli Cláudia de Araújo, trata-se de um canal privilegiado de evangelização que desenvolve atividades formativas. Destaca-se, nesse âmbito, o Curso de Paternidade Responsável, que tem como objetivo levar os casais a entender a resposta da paternidade responsável orientada pela Igreja. Nessa formação, são estudadas as relações do casal e da família, trazendo como base as Sagradas Escrituras e os documentos da Igreja, associados a experiências de outras carências humanas. Uma vertente do curso trata dos métodos naturais de regulação de fertilidade.

Jovens que desejam pertencer ao ICJ se preparam durante um determinado tempo de discernimento e formação para sua consagração, com a emissão das promessas: a vida com Deus presente e seu anúncio, conforme a Regra Espiritual; a vida em comunidade na pobreza, obediência e castidade.

Informações

Espiritualidade e Carisma:Caminhar na presença de Deus, dedicando a vida e o serviço aos irmãos

Casa Regional

Provincial: Ir. Joana Hoffmann