4. Manhã de Emaús

Manhã de Emaús

Última Manhã de Emaús do ano reúne quase 300 pessoas

Manhã de Emaús - Notícias - Arquidiocese de Goiânia

No dia 26 de novembro, o Seminário Interdiocesano São João Maria Vianney realizou a última Manhã de Emaús do ano. O encontro, que acontece sempre no quarto domingo do mês, tem o objetivo de proporcionar a experiência do encontro pessoal com Deus, por meio da meditação da Palavra, da reflexão pessoal, adoração, oração comunitária e silenciosa, do louvor, da confissão e da Santa Missa. Nesta edição, segundo o seminarista do 1º ano de Filosofia, Fabrício Santana, quase 300 pessoas participaram. “O Ano Jubilar dos Seminários está trazendo as pessoas para conhecerem os seminários, e a Manhã de Emaús tem crescido. Isso é motivo de grande alegria e júbilo e nos determina a rezar mais, buscar mais a Deus e amar mais os irmãos”, afirmou.

O seminarista do 1º ano de Teologia, Manoel Neto, foi o responsável pela reflexão do Evangelho (Mc 11,20-24). Ele partilhou com os presentes sobre o significado da oração. “A oração é um diálogo com Deus e, como bem nos ensina Santa Teresinha do Menino Jesus, é um impulso do coração para Deus e nesse diálogo que nós travamos com o Pai, na verdade, quem se manifesta primeiro é ele próprio, que planta no coração do homem o desejo de buscá-lo constantemente”, explicou. Em sua fala, ele destacou a Santa Missa como a principal oração, em que nós fazemos memória do sacrifício de Cristo pela nossa salvação. Por fim, Manoel apresentou os principais itens para a vida de oração: fé, perseverança, silêncio e humildade.

A Santa Missa, da Solenidade de Jesus Cristo, Rei do Universo, foi presidida pelo reitor do Seminário São João Maria Vianney, padre Dilmo Franco. Em sua homilia, ele exortou o povo de Deus a praticar o bem, por meio da caridade ao próximo.

A Manhã de Emaús é uma referência ao Evangelho de Lucas (24,13-35), o qual apresenta os dois discípulos que caminhavam tristes e cabisbaixos, e Jesus começa a caminhar com eles, sem que percebam que ele é o Senhor. Jesus os ilumina até o momento de partir o pão. Por fim, eles o reconhecem.

Fúlvio Costa