4. Ano da Família no Regional Centro Oeste

Ano da Família no Regional Centro Oeste

Arquidiocese de Goiânia acolhe VI Congresso Regional da Pastoral Familiar

Ano da Família no Regional Centro Oeste - Notícias - Arquidiocese de Goiânia

Nesta sexta-feira (8), foi celebrado, no Brasil, o Dia Nacional da Família. Embora seja uma data do calendário civil, foi instituído pelo Decreto de Lei n. 52.748, de 24 de outubro de 1963, por coincidir com o Dia da Imaculada Conceição de Nossa Senhora. Na Igreja presente no Regional Centro-Oeste da CNBB (estado de Goiás e Distrito Federal), o dia 8 nos lembra de que se aproxima o fim do Ano Vocacional Mariano vivido em 2017 e se aproxima o início do Ano da Família, compromisso do próximo ano no regional.

O Ano da Família foi apresentado, no dia 24 de novembro, no Centro Pastoral Dom Fernando (CPDF), pelo casal coordenador da Pastoral Familiar do Regional Centro-Oeste, Leônidas e Maria Dóris, no Encontro Regional de Avaliação 2017 e Planejamento 2018. Esse evento reúne todos os bispos do estado de Goiás e do Distrito Federal, bem como os coordenadores de pastorais das 12 dioceses e do Ordinariado Militar presente nesta porção da Igreja no Brasil.

O tema que norteará as atividades é “O Evangelho da família, alegria para o mundo”, e o lema, “Completai minha alegria permanecendo unidos” (Fl 2,2). Ao longo de 2018, o objetivo geral do Ano da Família é celebrar a família e o cristão leigo, promovendo seu protagonismo e missão de ser agente transformador da sociedade. Já os objetivos específicos visam promover ações celebrativas que coloquem em foco a alegria de ser família, evidenciar o protagonismo dos agentes da Pastoral Familiar (PF), dar mais atenção à preparação para o matrimônio e fomentar a espiritualidade familiar.

Ações

Durante o Ano da Família, cinco ações devem movimentar a Igreja no Regional Centro-Oeste. A primeira delas é a Peregrinação das famílias do regional ao Santuário Sagrada Família, em Goiânia, na tarde do dia 7 de setembro de 2018. No mesmo dia, haverá diversas atividades aos moldes do Encontro Mundial das Famílias (EMF), com palestras e testemunhos, com foco na família e alcance nas redes sociais digitais. Dos dias 7 a 9 de setembro, está previsto a realização do VI Congresso Regional da Pastoral Familiar, no CPDF, com formações, espiritualidade e motivação dos agentes da PF.Leônidas e Maria Dóris, coordenadores da Pastoral Familiar do Regional Centro-Oeste

Com o objetivo de contemplar as diversas Igrejas particulares do regional, a Comissão Regional da Pastoral Familiar deverá visitar o clero de todas as dioceses. “Com essa proposta, queremos apresentar a Pastoral Familiar, suas ações e a sua importância na defesa da vida e da família, bem como sua articulação junto às demais pastorais, movimentos e serviços”, explicou Dóris.

Outras visitas às dioceses deverão acontecer com o objetivo de formar e motivar agentes da Pastoral Familiar. Por fim, serão publicados periódicos mensais on-line, direcionados aos agentes da PF, com foco em temas sobre vida e família, em preparação para o VI Congresso Regional da Pastoral Familiar.

Retiro

Uma terceira ação visa formar o povo de Deus na dimensão familiar. Para tanto, está previsto para o dia 24 de fevereiro, em Anápolis, a realização do Retiro para agentes da Pastoral Familiar, com o tema “Virtudes humanas da família”. Três módulos formativos ainda pretendem promover a implantação da PF e a motivação de agentes nas dioceses; implementar a cultura do acompanhamento espiritual e formar agentes para acompanhar as famílias; o último está no âmbito da Pastoral Jurídica, que deverá se dedicar à formação de agentes para o discernimento das situações irregulares passíveis da declaração de nulidade, conduzindo aos tribunais eclesiásticos e auxiliando na elaboração dos libelos. Essa formação está prevista para acontecer no dia 25 de agosto, no Centro da Família Coração de Jesus (CFCJ), em Goiânia.

Fúlvio Costa