4. Reunião Mensal de Pastoral de Outubro

16/11/2017

Reunião Mensal de Pastoral de Outubro

Preparação para o novo ano litúrgico e vivência do Jubileu dos Seminários

Reunião Mensal de Pastoral de Outubro - Notícias - Arquidiocese de Goiânia

A penúltima Reunião Mensal de Pastoral deste ano aconteceu no dia 11 de novembro e iniciou-se com a tradicional Oração das Laudes, seguida das palavras do arcebispo Dom Washington Cruz, que acolheu a assembleia fazendo uma breve referência ao I Dia Mundial dos Pobres, celebrado em 19 de novembro. O arcebispo exaltou a presença do monsenhor João Daiber, que assessorou o primeiro tema da reunião. Monsenhor Daiber é vigário geral, pároco da Paróquia São José e membro do Conselho Presbiteral e do Colégio dos Consultores, e se faz presente na história da Arquidiocese como um importante presbítero, cuja vocação é um grande exemplo de vida.

“Quem é Jesus?”. Esse é o grande questionamento do Evangelho de Marcos, que norteia a liturgia do Ano B, a ser iniciado no primeiro domingo do Advento, no dia 3 de dezembro. A fim de já começar a preparação para o novo ano litúrgico, o Evangelho segundo Marcos foi o tema abordado pelo monsenhor João Daiber durante a reunião. Monsenhor João Daiber assessorou o primeiro tema Padre JoséEm sua explanação, ele ressaltou que o Evangelho deve ser lido não de forma fundamentalista, mas como inspiração divina para a salvação dos homens, para além dos relatos geográficos e da história. De acordo com o monsenhor, devemos observar como a atividade de Cristo, a escolha e atitude dos apóstolos diante dele, as curas realizadas, tudo faz parte da pedagogia de Deus. Vale destacar que cada evangelista tem uma forma na escrita e no relato diante da história da salvação. Após o Concílio Vaticano II, viu-se a importância de se estudar cada um, individualmente, e, por isso, foram criados os anos A, B e C, no calendário litúrgico, sendo A, Mateus; B, Marcos; C, Lucas; e o Evangelho de João é o que permeia todos os anos.

Em seguida, padre José Luiz da Silva, formador do Seminário Propedêutico Santa Cruz, falou a respeito do Ano Jubilar dos Seminários da Arquidiocese de Goiânia, iniciado no dia 15 de setembro, e que irá se prolongar até a mesma data em 2018. Ele deu início explicando que a conversão e a penitência são os principais sentidos desse ano de júbilo, que será vivido de forma interna, no sentido de levar os seminaristas a se aprofundarem na vocação; e de forma externa, fazendo com que as pessoas conheçam os seminários, a fim de criar maior proximidade, empatia e amorosidade, consolidando a importância de todos rezarem pelas vocações da Igreja. A explanação foi intercalada com depoimentos de seminaristas, que expuseram os desafios e o novo impulso dado com a proclamação do Ano Jubilar.

Logo após, o bispo auxiliar e coordenador de pastoral, Dom Moacir Silva Arantes, ressaltou o sentido e a importância do I Dia Mundial dos Pobres e a reunião encerrou-se com o tradicional almoço. A próxima Reunião Mensal será realizada no dia 9 de dezembro.

Talita Salgado