4. Pastoral da Criança

Pastoral da Criança

Em Assembleia, 2017 é avaliado e novidades são apresentadas

Pastoral da Criança - Notícias - Arquidiocese de Goiânia

A assembleia avaliativa e eletiva da Pastoral da Criança, realizada dos dias 20 a 22 de outubro, na Casa das Irmãs Missionárias de Jesus Crucificado, em Goiânia, teve como objetivo apresentar a nova coordenadora, Maria José Silva, bem como avaliar o ano de 2017 e debater sobre os novos projetos a serem implementados na pastoral. Na ocasião, a atual coordenadora arquidiocesana (2009-2017), Ana Amélia de Oliveira, deu boas-vindas a Maria José Silva, que assume a pastoral de 2018 até 2021 e pertence à Paróquia São Francisco de Assis, do Setor Leste Universitário. De acordo com Ana Amélia, a avaliação do ano foi muito satisfatória. “Neste período, tivemos a criação de novos ramos de atuação na Arquidiocese, como aconteceu na Paróquia Cristo Rei, no Parque Atheneu; e começamos os trabalhos de acompanhamento nutricional em Aragoiânia e Senador Canedo. Essa iniciativa continuará a ser introduzida em outras comunidades. Além disso, o aplicativo Visita Domiciliar, que vai auxiliar as líderes em seu trabalho voluntário, é uma novidade”, comentou.Lúcia Beatriz, Victoria Nunes, Jennifer Alves, Gabriela Rodrigues, Irmã Veneranda (Coordenadora Nacional), Fabíola Lima, Carlos Oliveira, Ada Lorena, Pedro Ferreira, Ana Kedna

Acompanhamento Nutricional

A cada três meses, acontece uma ação com o objetivo de avaliar o estado nutricional das crianças, no dia da Celebração da vida. É um belo trabalho realizado pelas voluntárias, líderes da Pastoral da Criança, feito por meio da criação de hortas nas casas das famílias. Na avaliação das líderes presentes na assembleia, esse acompanhamento é uma iniciativa de valor substancial, pois assim a pastoral tem um gesto concreto para mostrar às famílias.

Aplicativo Visita Domiciliar

No momento da visita domiciliar, a líder também conversa com as gestantes e mães sobre os primeiros cuidados com o recém-nascido. São dicas importantes sobre vacinação, higiene bucal, aprendizado da criança, alimentação saudável e momentos de brincadeiras e lazer dos pais com a criança. Para facilitar essas visitas, que antes eram monitoradas por meio do Caderno do Líder, a coordenação nacional da Pastoral da Criança desenvolveu o Aplicativo Visita Domiciliar, tendo como base as perguntas do Caderno do Líder, só que de maneira mais fácil e rápida, podendo ser usado em celulares e tablets.

Além de auxiliar as líderes nas visitas domiciliares, o APP tem a função de cadastrar crianças e gestantes que recebem as visitas. Apresenta uma identidade visual simples e intuitiva, com as principais orientações do Guia do Líder, que são específicas para a faixa-etária ou semana de gestação, contando com a eficiência de que, por meio de atualizações, será possível acompanhar as principais mudanças em nosso país, como, por exemplo, as alterações no calendário de vacinas. Serão 300 jovens, no total, capacitados para dar a formação em suas arquidioceses e dioceses, expandindo o uso do aplicativo, que tem como pontos positivos:

- Agiliza o envio das informações coletadas;
- Economiza papel e transporte;
- Proporciona mais tempo para se dedicar às crianças e gestantes acompanhadas;
- Facilita a realização da missão de cada voluntário da Pastoral da Criança;
- Desperta o interesse de outras pessoas pela Pastoral da Criança, principalmente, dos jovens.

Gabriela Rodrigues