4. IX Semana Acadêmica

IX Semana Acadêmica

Ética e Meio Ambiente

IX Semana Acadêmica - Notícias - Arquidiocese de Goiânia

Começa hoje(16)  e vai até o dia 20 de outubro a IX Semana Acadêmica Curso de Teologia da Puc Goiás e Filosofia do IFTSC. O evento tratará do tema “Ética e Meio Ambiente”, no âmbito filosófico e teológico, impulsionados pela preocupação do papa Francisco, manifestada em sua carta Laudato si, em continuidade com a Campanha da Fraternidade deste ano. Haverá palestras e mesa redonda.

Seguindo na tradição das anteriores Semanas Acadêmicas do Instituto de Filosofia e Teologia Santa Cruz e do Curso de Teologia da PUC-Goiás, esta edição quer partilhar com a comunidade acadêmica em geral um pouco da reflexão filosófica e teológica que emerge de nossas atividades. Neste ano somos inspirados pela Campanha da Fraternidade 2017 cujo tema é  “Fraternidade: biomas brasileiros e defesa da vida”, e lema “Cultivar e guardar a Criação”. Como instituições eclesiais a serviço da sociedade que são, a PUC-Goiás e o IFTSC atendem à provocação de Sua Santidade o Papa Francisco através da Encíclica Laudato Si e ao convite da Igreja no Brasil de  refletir  sobre  as relações entre os homens  e destes com a natureza (meio ambiente)  que  resultam  na  construção  dos espaços; e querem fomentar a reflexão quer filosófica, quer teológica, que auxilie a compreensão da teologia da criação e o cuidado com a vida humana. Do ponto de vista filosófico, queremos pensar a relação Homem-Meio Ambiente e como ela pode ser Humanizada, Racional e Sustentável. Do ponto de vista teológico, se ampliará esta reflexão acadêmica,  mostrando que a fé não afasta o crente da realidade que o cerca, nesta dinâmica este período de estudos procurará analisar as interfaces entre a teologia e o meio ambiente.

A semana será realizada no Auditório Menor do Centro Pastoral Dom Fernando, Av. Anápolis, n. 2020, Jardim das Aroeiras, Goiânia. Mais informações pelo telefone: (62) 3208-1063.