3. Notícias

Jornada discutiu responsabilidade digital

Jornada encerrou-se neste domingo

Jornada discutiu responsabilidade digital - Notícias - Arquidiocese de Goiânia

No último dia da Jornada de Comunicação do Regional Centro-Oeste, que aconteceu de 6 a 8 de outubro, em Anápolis, os participantes vivenciaram, logo pela manhã, um momento mariano. Foi rezado o Santo Terço, em que foram meditados alguns temas relacionados à vocação, por ocasião do Ano Vocacional Mariano vivido pelo Regional. Esse momento foi conduzido pelos seminaristas Glauber Roberto, da Diocese de Ipameri, e por Neilton Mendes, da Diocese de São Luís de Montes Belos.

Logo após, o professor Moisés Sbardelloto, que esteve presente desde o início da Jornada, partilhou com os encontristas mais um tema: “Responsabilidade dos cristãos nas redes sociais”. De acordo com o professor, é preciso que os cristãos comunicadores saibam como usar as redes sociais, de modo que sigam os passos de Jesus, aquele que andou na terra fazendo o bem. “Dentre os maiores pecados da mídia estão a desinformação, a difamação e a calúnia. Esses dois últimos são graves, mas não tão perigosos como o primeiro. Desinformar é dizer a metade das coisas, aquilo que é mais conveniente pra mim, e não dizer a outra metade”, disse o professor.

Houve ainda Santa Missa, presidida pelo bispo diocesano de Anápolis, Dom João Willk. Em sua homilia, ele focou no tema da liturgia do 27º Domingo do Tempo Comum. O bispo perguntou aos presentes se, sendo frutos da vinha do Senhor, estavam sendo frutos bons ou frutos selvagens. Explicando a passagem do livro do profeta Isaías (5,4), Dom João enfatizou que “Jesus é a pedra da verdade; Jesus é a pedra que muitos estão rejeitando. Jesus é o filho que maus vinhateiros mataram para roubar a herança. Essa herança somos nós, que somos tentados a matar o Filho do dono da vinha em nossa vida o tempo todo”. Dom João terminou sua homilia lembrando que “Jesus é o Caminho, a Verdade e a Vida”.

Ainda na manhã do dia 8, foram dados os informes da Coordenação Regional da Pascom, com propostas para 2018. Irmão Diego conduziu um momento de avaliação do encontro, pedindo para que fossem destacados os pontos positivos e negativos e também para que os presentes dessem sugestões para a próxima Jornada, que acontecerá em 2018, de 19 a 21 de outubro, em Rubiataba-GO. Nove dioceses e duas arquidioceses do Regional Centro-Oeste foram representadas no encontro e, no total, 88 pessoas participaram. Por fim, ao meio dia, um delicioso almoço foi servido.