4. Fé e Família

Fé e Família

Este foi o enfoque da Reunião Mensal de Pastoral de agosto

Fé e Família - Notícias - Arquidiocese de Goiânia

A primeira Reunião Mensal de Pastoral do semestre teve como tema a 15ª Carta Pastoral do arcebispo de Goiânia, Dom Washington Cruz, lançada no dia 2 de julho deste ano, após Missa Solene na Festa do Divino Pai Eterno, em Trindade. Intitulada “Creio em Deus Pai”, a Carta tem como reflexão e meditação central o amor paterno de Deus e a Casa do Pai. Após a tradicional oração das laudes (oração da manhã), padre Antônio Donizeth do Nascimento, coordenador de Liturgia e Arte Sacra da Arquidiocese, iniciou a apresentação geral da Carta Pastoral, expondo os 13 capítulos que a compõem. “O intuito não é resumir ou esgotar o conhecimento do conteúdo, mas sim dar um ‘aperitivo’ e mostrar quão belo e profundo ele é, a fim de que todos busquem conhecê-lo”, salientou o padre. Na reunião foram destacados os capítulos 2, 3 e 9, intitulados “Somos todos Romeiros à Casa do Pai”, “Eterno Pai Onipotente” e “Pai no Céu, Pai na Terra”, respectivamente

Durante a explanação, padre Antônio falou sobre a peregrinação a Santiago de Compostela, na Espanha, a fim de ajudar no entendimento acerca da romaria e sua autêntica vivência. De acordo com ele, a experiência de peregrinar deve levar o homem a uma mudança de direção. Elementos como oração, reflexão, vivência sacramental do perdão e da reconciliação são fundamentais para que isso seja possível. Também deve-se perceber a condição de peregrinos na vida, que caminham para a morada eterna, que é a casa do Pai, esta, que, aqui mesmo, na terra, deve ser experimentada no seio familiar.

No segundo momento da reunião, os presentes puderam, por meio de um vídeo, conhecer e contemplar a história de amor e fé do casal Afonso Gonçalves Ferreira e Narcisa Maria Ferreira, juntos há 65 anos. À luz da devoção ao Divino Pai Eterno, eles constituíram uma extensa família, em que todos os membros são devotos e seguem os passos dos pais. “Muito recorremos ao Divino Pai Eterno ao longo das nossas vidas, e sempre fomos atendidos. E a relação que temos com o Pai é de muita intimidade”, disse Dona Narcisa. Após a apresentação do vídeo, Dom Washington Cruz entregou ao casal uma edição especial da Carta Pastoral e os abençoou.

Ainda na reunião, padre Rodrigo de Castro, coordenador da Comissão Vida e Família, apresentou a nova Comissão da Pastoral Familiar da Arquidiocese de Goiânia, sob coordenação do casal Fernando Antônio Cançado de Oliveira e Maria Olinda Junqueira Cançado. Na sequência dos avisos finais, dados pelo padre Vitor Simão, o arcebispo chamou à frente todos os pais presentes, prestou pequena homenagem a eles, pelo Dia dos Pais, que seria comemorado no dia seguinte, e deu uma bênção. Logo após, todos foram convidados ao almoço de confraternização. A próxima Reunião Mensal acontecerá no dia 9 de setembro.