4. Semana Nacional da Família

11/08/2017

Semana Nacional da Família

Uma nova sociedade brota do seio familiar

Semana Nacional da Família - Notícias - Arquidiocese de Goiânia

Uma semana especial para evangelizar as famílias

E a família, como vai?

Neste domingo (13), inicia-se a Semana Nacional da Família, que segue até o próximo sábado, 19. Realizado na Igreja no Brasil desde 1996, portanto há 21 anos, a semana contempla a temática vocacional refletida ao longo de todo o mês de agosto. A proposta deste ano, da Comissão Nacional da Pastoral Familiar (CNPF), é refletir sobre o papel da família como remédio e escola de humanidade que o mundo precisa. “É ela que nos ensina a ser ‘pessoas’, a acolher e proteger a vida, perdoar e refazer caminhos. Ela desmascara a prepotência, rompe o isolamento, dá suporte aos mais fracos, ajuda a vencer a corrupção, o ódio e a mesquinhez de uma vida egoísta que se refugia no consumo desenfreado, no prazer imediato e sem responsabilidade, na futilidade das aparências”.

A frase acima é do presidente da Comissão Episcopal Pastoral para a Vida e a Família, da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB), Dom João Bosco Barbosa de Sousa, e foi retirada do Hora da Família, principal subsídio da Pastoral Familiar para a semana que se inicia, cujo tema é “Família, uma luz para a vida em sociedade”. Ainda conforme o bispo, explicando a temática, “família é luz para a sociedade e para o mundo. É a alegria que pode transformar o futuro da humanidade. Não podemos nos omitir em anunciar essa esperança”.

Na Arquidiocese de Goiânia, a Pastoral Familiar vive uma nova fase, com a organização da Comissão Arquidiocesana, que foi legitimada pelo arcebispo Dom Washington Cruz em fevereiro. A equipe, que conta com integrantes de várias paróquias, tem a missão de animar as comunidades a celebrarem, com programações próprias, a Semana Nacional da Família. “A Pastoral Familiar é sustentada por alguns eixos de trabalho: evangelizar a partir de Jesus Cristo; integrar os diversos movimentos, associações e comunidades, presentes no território arquidiocesano, que têm como missão principal a evangelização e o cuidado com os casais e as famílias; implantar a Pastoral Familiar onde não existe e fortalecer onde já existe”, diz o bispo auxiliar Dom Moacir Arantes.

Para o bispo, a Semana Nacional da Família, que no ano é o ponto alto, no processo de evangelização das famílias, traz um tema desafiante, já que apresenta como preocupação e “campo de missão” toda a sociedade. “A sociedade é chamada a olhar para a vida, para os desafios, sob a luz do projeto de Deus para o relacionamento humano. A sociedade é convidada ainda a descobrir o modo de ser família no mundo, de acordo com a proposta de Deus. Neste ano, de maneira especial, a semana traz um roteiro para as famílias organizarem o seu modo de viver”, explica Dom Moacir.

Roteiro de vivência

O Hora da Família apresenta a proposta de sete encontros, com um itinerário sistemático que pode ser vivenciado nas paróquias e comunidades.

1 – Apresenta a Igreja que deve cuidar dos seus filhos à luz do exemplo de Maria. Ela, presente em nossas vidas, está atenta às necessidades e se dispõe a ajudar, apresentando a Cristo as realidades que precisam ser restauradas.

2 – Mostra a família dentro da realidade da sociedade. Uma realidade que muitas vezes faz o projeto de ser família dentro da vontade de Deus parecer algo distante. No entanto, não é o projeto de Deus que tem que se adaptar ao pensamento do mundo, é o pensamento do mundo que precisa entrar no projeto de Deus.

3 – O tema contempla a necessidade da própria Igreja em colaborar na mudança da mentalidade e na forma como a sociedade se organiza, em vista de ajudar a sociedade a viver o projeto de Deus.

4 – O encontro apresenta a Igreja, família de famílias, como o espaço da comunhão na diversidade, pois somente se constrói a comunhão respeitando o outro e as diferenças.

5 – Ressalta o perdão, que deve sempre ocupar lugar na família, na Igreja e na sociedade. É sempre necessário o perdão para a superação dos conflitos e a elaboração de novos caminhos na reconciliação.

6 – Explica que os cristãos estão inseridos na sociedade para servir no amor e na alegria, em busca da justiça, da fraternidade e da solidariedade.

7 – O último encontro apresenta a família com cada um dos seus membros evangelizados, como instrumento de promoção da misericórdia, do amor, da paz e da justiça na sociedade.

Acesse o link e confira a programação da Semana Nacional da Família em nossa Arquidiocese