4. Peregrinação da Juventude Claretiana

Peregrinação da Juventude Claretiana

2ª Peregrinação da Juventude Claretiana reúne cerca de 150 jovens em Goiânia

Peregrinação da Juventude Claretiana - Notícias - Arquidiocese de Goiânia

A Paróquia Imaculado Coração de Maria, do Setor Central, em Goiânia, recebeu a segunda edição da Peregrinação da Juventude Claretiana, realizada de 14 a 16 de julho. O encontro contou com a presença de cerca de 150 jovens de diversas cidades do Brasil, além de padres missionários claretianos.

Padre Artur Manoel Rodrigues Teixeira, prefeito geral de Apostolado da Congregação Claretiana, que atualmente reside em Roma, ressaltou o quão é importante os jovens buscarem os ensinamentos de Santo Antônio Maria Claret, fundador da ordem dos padres claretianos, também conhecida como Congregação dos Filhos do Imaculado Coração de Maria. O santo viveu uma vida extraordinária, dedicada a fazer o bem, à caridade e ao amor próximo. Padre Artur também disse que sua intenção ao participar do encontro foi “plantar no coração dos jovens a vontade de cada vez mais anunciar a Palavra e o amor de Deus aos irmãos”.

Durante o encontro, os jovens participaram de diversos momentos de formação e oração, dentre eles a Santa Missa, no dia 15, com a presença da comunidade local, presidida pelo padre Fernando Henrique Alves, CMF, responsável pelo Setor Juventude da congregação. Em sua homilia, o padre destacou a importância de os jovens serem sal da terra e luz do mundo, por onde passarem. Ele explicou também o verdadeiro sentido da peregrinação, que é incluir e fazer um intercâmbio entre os jovens e tentar mostrar que a evangelização acontece de diversas maneiras.

O último dia da peregrinação foi marcado por uma romaria até Trindade, onde os jovens participaram da missa de encerramento, na Capela Santo Afonso. A celebração foi presidida pelo padre Jorge Pinheiro. Antes da missa, o reitor do Santuário Basílica do Divino Pai Eterno, padre Edinísio Pereira, acolheu os peregrinos e contou a história da devoção ao Pai Eterno.

Depoimentos

“Este encontro foi um combustível para minha fé e caminhada na Igreja Católica. A união de jovens de vários locais do país mostra que, apesar de sermos diferentes, quando estamos juntos, nos tornamos uma só Igreja na presença de Deus. Essa peregrinação serviu para mostrar que podemos fazer muito pelo mundo afora, levando a Palavra e o testemunho a quem precisa.”

Júlia da Silva Perez – 21 anos – Matão-SP

“Inicialmente, minha motivação foi querer ser parte da Juventude Claretiana, estar com meus amigos. Tivemos muitas dificuldades para vir, e isso me fez desejar mais ainda estar em Goiânia neste final de semana. E foi surpreendente, pois eu não imaginava que teria tamanho crescimento espiritual.”

Gisele Nazário – 24 anos – Londrina-PR

Marcos Paulo Mota