2. Arquidiocese
  3. Vicariatos
  4. Vicariatos Ambientais - Vicariato para a Cultura e Educação

Vicariatos Ambientais - Vicariato para a Cultura e Educação

Veja abaixo detalhes do Vicariato.

O Vicariato para a Cultura e Educação é um ambiente eclesial da Arquidiocese de Goiânia, abrangendo todo o seu território, que estimula e propicia o estabelecimento de vínculos entre pessoas e instituições atuantes no mundo da educação e da cultura.

Vigário Episcopal: Pe. David Pereira de Jesus

Endereço: 1ª Avenida, nº 656 – St, Universitário – 74605-020

Tel: (62) 3946 -1006

E-mail: vicariatoculturaeeducacao@gmail.com

Integram o Vicariato as Instituições Católicas de Ensino, dentre elas os colégios católicos e a PUC-Goiás, os fiéis leigos e religiosos ligados ao mundo da educação, desde a educação infantil até o nível superior. Também pertencem a esse Vicariato todos os fiéis que promovem e divulgam uma cultura com valores cristãos nos diversos âmbitos do mundo do trabalho, do lazer e entretenimento.

Nesses diversos ambientes, com metodologia pastoral própria, o Vicariato colabora com a difusão do Evangelho, apresentando a mensagem salvífica de Jesus Cristo e o magistério da Igreja pertinente a cada realidade.

DIACONIA PARA A EDUCAÇÃO

A Diaconia para a Educação visa colaborar com a ação evangelizadora da Igreja dentro dos sistemas educacionais, promovendo a comunhão entre as Instituições Católicas de Ensino, apoiando a missão dos educadores católicos presentes nas instituições de ensino das redes privadas e públicas que estão na Arquidiocese.

A diaconia para a educação oferece seu serviço em alguns setores:

• INSTITUIÇÕES CATÓLICAS DE ENSINO

É um setor que reúne os vários grupos católicos envolvidos neste significativo serviço prestado pela Igreja Católica no âmbito da mais básica e importante necessidade da sociedade, de forma a ousar edificá-la na justiça, na paz e na solidariedade.

É vasta e marcante a atual presença das escolas católicas em nossa Arquidiocese

• ENSINO RELIGIOSO

O Ensino Religioso objetiva uma Educação que ofereça às crianças, aos jovens e aos adultos o encontro com valores humanos e evangélicos, criando personalidades conscientes, críticas e solidárias na construção de uma sociedade mais fraterna.

• PASTORAL DA EDUCAÇÃO

A Pastoral da Educação desenvolve ações específicas com os educadores, enquanto testemunhas de fé e de coerência com o Evangelho nas escolas. A Pastoral tem em vista, em seus projetos, questionar criticamente, à luz dos valores evangélicos, a educação em si, os processos e estruturas das instituições, favorecendo uma educação de qualidade.

End: Praça Dom Emanuel, s/n – Centro – Caixa Postal 174 – 74001-970 – Goiânia – GO

Tel: (62) 3223-0759

SETOR UNIVERSIDADES

O Setor Universidades busca desenvolver um processo de capacitação dos agentes de pastoral nas Instituições de Ensino Superior – IES, católicas ou não, visando ser canal de unidade, comunhão e comunicação entre as diversas expressões e iniciativas presentes no mundo universitário, favorecendo a integração e o diálogo.

Em lugar de destaque para a missão do Setor Universidades, encontra-se a Paróquia Universitária São João Evangelista.

• PARÓQUIA UNIVERSITÁRIA SÃO JOÃO EVANGELISTA

A Paróquia Universitária funciona como centro de irradiação da experiência cristã para todos os que pertencem às diversas Instituições de Ensino Superior existentes em nossa Arquidiocese, tanto das redes privadas, quanto públicas.

Data de criação: 30 de outubro de 2006

Endereço: Praça Universitária c/ 1ª Avenida, subsolo da Área II – PUC- Goiás – 74605-220 – Goiânia - GO

Tel: (62) 3946-1681

E-mail: secretariasje@gmail.com

Site: www.parusje.org.br

Pároco: Pe. David Pereira de Jesus

Expediente da Secretaria: 2ª a 6ª-feira: 8h às 18h

Missas ou celebrações na Matriz: Domingo: 18h e 20h / 2ª a sábado: 18h

1 - COMUNIDADE SÃO JOSÉ

Av. Anhanguera e Rua 227, Qd. 66, Lts. 14/16/43/45/47 – Setor Leste Universitário – Goiânia – GO

Horário de Missas: 2ª-feira: 18h

DIACONIA PARA A CULTURA

A Diaconia para a Cultura tem como objetivo a promoção do diálogo e o enriquecimento mútuo entre todos os fiéis que promovem e divulgam uma cultura fundamentada nos valores evangélicos, autenticamente humanos, em nossa sociedade.

Contato: Paróquia Universitária São João Evangelista

Endereço: Praça Universitária c/ 1ª Avenida, subsolo da Área II – PUC – Goiás – 74605-220 – Goiânia - GO

E-mail: vicariatoculturaeeducacao@gmail.com

Integram esta diaconia:

• INSTITUTO CATÓLICO DE DESENVOLVIMENTO SOCIAL – IDES

O IDES é uma associação que reúne os empresários católicos e os dirigentes de empresas em nossa Arquidiocese. Promove encontros de formação doutrinal, espiritual e social, realiza retiros, celebrações eucarísticas nas empresas, entre outras atividades.

• UNIÃO DOS JURISTAS CATÓLICOS – UNIJUC

A UNIJUC tem como objetivo geral a integração entre os profissionais e acadêmicos que atuam no âmbito do Direito e da Justiça, favorecendo o testemunho coletivo da fé cristã e promovendo a inserção destes no processo de transformação social.

Contato: Arquidiocese de Goiânia
Endereço: Praça Dom Emanuel, s/n – Centro – Caixa Postal 174 – 74001-970 – Goiânia – GO
E-mail: juridico@arquidiocesedegoania.org.br

DIACONIA SANTA CECÍLIA

Constitui-se como uma experiência de unidade entre grupos de cantores, bandas católicas, solistas, corais, ministérios de música que atuam nas diversas paróquias, comunidades e movimentos. Procura criar momentos de caminhada conjunta, de espiritualidade, de formação, de celebrações da fé.