2. Arquidiocese
  3. Palavra do Arcebispo
  4. A misericórdia de deus chega ao próximo por nossas mãos!

04/06/2018

A misericórdia de deus chega ao próximo por nossas mãos!

A misericórdia de deus chega ao próximo por nossas mãos! - Palavra do Arcebispo - Arquidiocese de Goiânia

O Balanço Social da Arquidiocese de Goiânia, referente a 2017, foi lançado em 24 de maio último, no final da missa em louvor a N. Sra. Auxiliadora, padroeira de Goiânia, da nossa arquidiocese e da Catedral Metropolitana. A celebração ocorreu na igreja da Cidade Cenográfica do Memorial do Cerrado, no Câmpus II da PUC Goiás, no primeiro dia da V Jornada da Cidadania.

Na ocasião, todos os presentes receberam um exemplar da publicação, que também será disponibilizada em nosso site. O documento tem o objetivo de retratar as inúmeras ações sociais realizadas no âmbito da nossa Arquidiocese, todas alicerçadas no compromisso com a evangelização e o desenvolvimento social das populações beneficiadas. São missões assumidas por congregações, paróquias, comunidades, pastorais, grupos e movimentos, distribuídos no vasto território arquidiocesano.

Os dados contemplados em nosso Balanço Social refletem a dimensão dos serviços prestados às comunidades, principalmente às pessoas menos favorecidas, da Arquidiocese e dos municípios que a compõem. O relato das atividades e os números divulgados evidenciam o empenho dos que se dedicam a essas ações sociais, com fé, esperança, entusiasmo e perseverança, oferecendo o melhor de si para a transformação da realidade local e, assim, do mundo. São presbíteros, diáconos, religiosos, religiosas e uma multidão de leigos.

Cada um reparte os seus dons. Uns levam alimentos, agasalhos e remédios a quem precisa, outros investem na educação de crianças (também cuidando delas enquanto seus pais trabalham), de jovens e adultos, plantando o futuro do nosso país; há os que têm dons artísticos e apostam na arte como instrumento de inclusão; há os que cuidam dos nossos idosos em situação de abandono, dos irmãos em situação de rua, dos dependentes químicos que desejam resgatar sua dignidade de vida. Todos eles são evangelizadores do Reino, fazendo o que Jesus nos ensinou.

Temos consciência de que podem não ter sido contempladas, neste documento, muitas e relevantes iniciativas que acontecem em nosso território de abrangência, e pedimos aos seus responsáveis que enviem as informações à Coordenação para Ação Social, para que sejam incluídas no Balanço Social de 2018.

Que a Igreja de Goiânia seja cada vez mais atuante na promoção social e na evangelização, de forma a alimentar essa grande corrente do bem, em unidade. Abençoados sejam todos os que vivem de mãos estendidas ao próximo. Eles mostram a face e as mãos misericordiosas de Deus para muitos irmãos e irmãs em situação de vulnerabilidade social, e também para os necessitados de acolhimento e orientação espiritual.

Rezemos para que mais e mais pessoas se juntem a eles nessa missão. Cuidemos uns dos outros. Somos todos irmãos!

Dom Washington Cruz, CP
Arcebispo Metropolitano de Goiânia