2. Arquidiocese
  3. Palavra do Arcebispo
  4. Diferentes realidades serão consideradas na formação dos padres

26/04/2018

Diferentes realidades serão consideradas na formação dos padres

Diferentes realidades serão consideradas na formação dos padres - Palavra do Arcebispo - Arquidiocese de Goiânia

Agradeço a todos de nossa Arquidiocese que elevaram a Deus orações pelos bispos brasileiros, por ocasião da 56ª Assembleia Geral da Conferência Nacional dos Bispos doBrasil (CNBB), realizada neste mês, em Aparecida (SP), quando vivemos verdadeiros momentos de comunhão eclesial, de frutíferos estudos, troca de conhecimentos e de rica produção conjunta.

Como principais geradores da convergência de ideias, tivemos a grande missão e responsabilidade do episcopado na vida da nossa Igreja, o amor ao Povo de Deus e o empenho pelo seu pastoreio. Acreditamos que todas as produções e decisões desse encontro, que agora irão compor as diretrizes da Igreja no Brasil, foram inspiradas pelo Espírito Santo, e tudo transcorreu sob a bênção apostólica do papa Francisco, que nos foi enviada.

A atualização das diretrizes para a Formação de Presbíteros foi o tema central da Assembleia, reafirmada como necessária, ante as novas demandas e os desafios enfrentados pelos padres em sua missão evangelizadora. O mundo vive em permanente processo de mudança, e exige respostas pastorais condizentes com as novas realidades mundiais e nacionais.

Fez parte do trabalho dos bispos a adaptação dessas diretrizes ao documento que orienta a formação dos presbíteros em todo o mundo – a Ratio fundamentalis institutionis sacerdotalis, “O dom da vocação presbiteral” –, publicado pela Congregação para o Clero em 2016, mas também levando em consideração o magistério recente da Igreja, sobretudo o magistério do papa Francisco.

“Unidos podemos ir mais longe, com mais clareza e maior profundidade em nossos propósitos”

No texto aprovado pelo episcopado brasileiro, buscou-se contemplar a realidade do Brasil, marcado por grandes distâncias e enormes diferenças, mas deverá ser ainda mais adequado ao contexto de cada Igreja particular. Após a aprovação da Santa Sé, o documento será publicado pela Edições CNBB e oferecido às dioceses, que também poderão considerar a realidade em que atuam, no planejamento para a formação continuada de seus presbíteros.

Queridos irmãos e irmãs da Igreja de Goiânia – da capital e dos municípios que a compõem –, continuem rezando por nós, bispos, assim como pelos padres e diáconos que atendem suas paróquias e comunidades. Contamos, também, com o engajamento fraterno dos leigos e leigas nas diversas pastorais arquidiocesanas, pois são grandes a obra e a responsabilidade que temos na construção do Reino de Deus. Unidos podemos ir mais longe, com mais clareza e maior profundidade em nossos propósitos.

Como pedimos durante toda a assembleia geral dos bispos, no Santuário Nacional de Aparecida, continuamos suplicando pela intercessão de Nossa Senhora, mãe de Deus e nossa auxiliadora, para que sejam alimentados em nós os dons do amor e do discernimento, ao trilharmos o caminho traçado por Nosso Senhor Jesus Cristo. Que Ele seja sempre louvado!

Dom Washington Cruz, CP
Arcebispo Metropolitano de Goiânia