2. Arquidiocese
  4. Comunicar Melhor para Semear a Paz e a Unidade

13/04/2018

Comunicar Melhor para Semear a Paz e a Unidade

Comunicar Melhor para Semear a Paz e a Unidade - Palavra do Arcebispo - Arquidiocese de Goiânia

A Igreja discute, cada vez mais, o papel da comunicação no mundo, em tempos de conexão em redes, de privacidade zero, de notícias falsas, mas também de horizontes ampliados e maiores possibilidades de interação simultânea com pessoas e conteúdos. Devemos aprender a usar todo esse potencial a serviço do bem, de um futuro melhor para a humanidade.

A Igreja Católica tem muito a dizer e as pessoas querem ouvir. Mas, às vezes, precisamos aperfeiçoar nossos processos de comunicação para termos resultados mais significativos, diante das múltiplas linguagens contemporâneas. A exemplo de Jesus, precisamos adotar as estratégias corretas para transmitir nossa mensagem. Escolher não só o que falar, de acordo com a circunstância, mas também para quem falar e de onde falar. Fosse no Monte Sinai ou na sinagoga; dirigindo-se às multidões, aos doutores da Lei, à pecadora ou à samaritana do Poço de Jericó, para cada público, Ele elegia uma mensagem e uma metodologia comunicativa. E se responsabilizava pelo que dizia.

Integrar e Qualificar

Em busca de uma comunicação integrada na Igreja, que não se torne uma Torre de Babel, os esforços se multiplicam. No Brasil, há duas décadas, a Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB) criou o Mutirão Brasileiro de Comunicação (Muticom), realizado a cada dois anos, que reúne comunicadores cristãos, estudantes, docentes e profissionais de todos os meios e setores da área, num esforço para aprofundar temáticas de interesse comum e qualificar a comunicação.

Cientes da importância da iniciativa, concordamos em sediar, em 2019, a 11ª edição do Muticom. E faço um pedido a todas as paróquias da Arquidiocese de Goiânia que não têm Pastoral da Comunicação, que comecem a organizá-las, e àquelas que já têm essa pastoral funcionando, que as incentivem ainda mais.

Toda paróquia, comunidade ou movimento da Igreja tem uma infinidade de informações a divulgar, como projetos e iniciativas solidárias que podem servir de exemplo. A Pastoral da Comunicação pode colaborar para organizar os fluxos das informações e otimizar o seu alcance.

Preparação

Precisamos chegar a 2019 mais atuantes nessa área, com experiências a partilhar, questionamentos a fazer, sede de aprender, para que nossa Arquidiocese não apenas sedie o Muticom, mas participe significativamente do encontro e interfira em seu resultado.

Neste ano, todas as dioceses do Regional Centro-Oeste da CNBB realizarão Mutirões de Comunicação locais, em preparação ao Muticom. Marcamos o de nossa Arquidiocese para o dia 2 de setembro. Por favor, agendem. Espero contar com representantes de todos os segmentos da nossa Igreja particular nesse evento.

Continuemos trilhando o caminho de uma comunicação sem violência, que semeie a Paz. Afinal, nosso mestre deixou-nos o mandamento de amar o irmão como a nós mesmos, e uma herança: a sua Paz. (Jo 14,27)

Dom Washington Cruz, CP
Arcebispo Metropolitano de Goiânia