2. Arquidiocese
  4. Um Mediador Incansável pela Paz entre os Povos

20/03/2018

Um Mediador Incansável pela Paz entre os Povos

Um Mediador Incansável pela Paz entre os Povos - Palavra do Arcebispo - Arquidiocese de Goiânia

Desde que assumiu seu pontificado, o papa Francisco tem sido fiel mensageiro da luz de Cristo para o mundo. Preocupado com os grandes problemas que afligem a humanidade e causam conflitos entre pessoas e nações, ele é incansável na pregação pela busca de, soluções por meio do diálogo fraternal e do exercício da tolerância diante das diferenças étnicas, culturais, econômicas e religiosas, entre outras.

Para levar a mensagem de Amor e Paz do nosso Mestre, ele viaja pelo mundo praticamente sem descanso, indo ao encontro dos fiéis e conversando com os dirigentes das nações, buscando sensibilizá-los para a superação da guerra, que traz prejuízos irreparáveis à humanidade. No mesmo intuito, o papa motiva reflexões usando as redes sociais; publica documentos para formação dos membros da sua Igreja; dirige-se aos homens e às mulheres de boa vontade, de todas as crenças do mundo; convoca-nos à oração conjunta, para citar somente algumas das suas iniciativas que visam à promoção de uma Cultura da Paz. O Sumo Pontífice nos convida a pensar e agir como Jesus nos ensinou. Quantas lições podemos tirar dos seus atos de humildade e simplicidade!

Francisco nos dá uma aula de persistência e liderança, colocando todos os seus dons, como fé, sabedoria, simpatia, diplomacia e humildade, “a serviço” da missão de construir a paz mundial. Assim, consegue atingir católicos e não católicos com as mensagens que divulga, buscando a inclusão de todos na luta pela superação da violência entre os povos, entre os irmãos.

O segredo da energia do nosso papa, para se dedicar com tal empenho a essa causa, certamente é um compromisso irrestrito com o Evangelho de Jesus Cristo, “Caminho, Verdade e Vida”, com base na herança perene do ressuscitado: “Eu vos deixo a paz; eu vos dou a minha paz” (Jo 14,27). Na noite de Páscoa, no cenáculo, a saudação de Jesus é somente a palavra “shalom!”, que significa “a paz esteja convosco!”. Coube naquela palavra todo o conteúdo da redenção dos homens.

Aprendamos com o papa Francisco as habilidades necessárias para liderarmos em favor da paz, começando em nossos lares e ambientes de trabalho e estudo. Cultivemos proximidade, humildade, bom humor e respeito, sendo acessíveis, modestos, colocando-nos disponíveis. Afinal, ninguém se sente à vontade próximo de uma pessoa sisuda, a prepotência não cativa, e ouvir sem retaliação cria respeito, demonstra que nos importamos com o outro. Mas, acima de tudo, cultivemos a tolerância, a aceitação do outro em sua singularidade e em sua condição de irmão, porque ele é igualmente filho de Deus. Enfim, sejamos sinal do amor de Deus por onde andarmos.

Com o profeta Isaías, queremos anunciar a paz universal como um retorno à paz inicial do Éden: “De suas espadas forjarão relhas de arados, e de suas lanças, foices. Uma nação não levantará a espada contra outra, e não se arrastarão mais para a guerra” (Is 2,4). “O lobo habitará com o cordeiro, a pantera se deitará junto ao cabrito; o bezerro e o leãozinho pastarão juntos e um menino pequeno os guiará” (Is 11,6-7).

A paz de Cristo esteja com vocês!

Dom Washington Cruz, CP
Arcebispo Metropolitano de Goiânia