2. Arquidiocese
  4. Papa Francisco convida-nos a rezar pela Paz no dia 23

14/02/2018

Papa Francisco convida-nos a rezar pela Paz no dia 23

Papa Francisco convida-nos a rezar pela Paz no dia 23 - Palavra do Arcebispo - Arquidiocese de Goiânia

Em sintonia com a matéria de capa desta edição do jornal Encontro Semanal e também com a Campanha da Fraterni­dade 2018, divulgamos o convite feito pelo papa Francisco, no início deste mês:

"Diante da trágica continu­ação de situações de conflito em diversas partes do mundo, convido todos os fiéis a um Dia especial de Oração e Jejum pela Paz em 23 de fevereiro próximo, sexta-feira da Primeira Semana da Quaresma”.

O Santo Padre recordou que o nosso Pai Celeste escuta sempre os seus filhos que gritam a Ele na dor e na angús­tia, cura os corações feridos e “enfaixa suas feridas", e pediu para que as orações sejam oferecidas, em particular, pelas populações da República Democrática do Congo e do Sudão do Sul, envolvidas em conflitos geradores de fome, violência e mortes.

Como em outras ocasiões similares, o papa convidou também os irmãos e irmãs não católicos e não cristãos para se associarem a essa iniciativa nas modalidades que conside­rarem mais oportunas, unindo-se em oração pela paz.

Um apelo foi dirigido pelo Sumo Pontífice, para que tam­bém cada um de nós ouça esse grito e que cada um, diante de Deus, pergunte na própria consciência: O que eu posso fazer pela paz?

"Certamente podemos rezar; mas não só. Cada um pode dizer concretamente “não” à violência naquilo que depender dele ou dela. Porque as vitórias obtidas com a violência são falsas vitórias; enquanto trabalhar pela paz faz bem a todos!”

Ao fazer-nos esse pedido, de voltarmos nossos pensa­mentos e preces numa só intenção, o papa Francisco re­força o poder da oração conjunta, comunitária, conforme ensinou Jesus:

"Se dois de vós estiverem de acordo, na ter­ra, sobre qualquer coisa que quiserem pedir, meu Pai que está nos céus vos concederá. Pois onde dois ou três estiverem reunidos em meu nome, eu estarei ali, no meio deles". (Mateus 18, 19-20)

Rezemos juntos, então, pela instauração da paz em nossas famílias, nossos bairros, nossas cidades, nosso país, e entre todas as nações do mundo. Peçamos perdão pelos nossos pecados, e que Deus nos envolva em sua infinita misericór­dia. "Como o Senhor vos perdoou, fazei assim também vós. Sobretudo, revesti-vos do amor, que une a todos na perfei­ção. Reine em vossos corações a paz de Cristo, para a qual também fostes chamados em um só corpo. E sede agradeci­dos. (Colossenses 3,13-15)

Dom Washington Cruz, CP
Arcebispo Metropolitano de Goiânia