2. Arquidiocese

29/01/2018

Acolhamos os enviados de Deus

Acolhamos os enviados de Deus - Palavra do Arcebispo - Arquidiocese de Goiânia

Recentemente, em nossa Arquidiocese, empossamos padres em novas paróquias e também enviamos novos diáconos em missão. Guardadas as especificidades das missões, elas se encontram naquilo que lhes é essencial: padres e diáconos são pessoas vocacionadas para servir a Deus e aos irmãos, enviadas por Ele para proclamar a Boa-Nova do Evangelho de Jesus Cristo, que nos indica o caminho para o seu Reino de Paz, Amor, Justiça e de infinita

Misericórdia. Peço aos membros das suas respectivas paróquias e comunidades que os acolham com fraternidade e respeito, pelo trabalho que realizam em prol da salvação de todos. E sabemos que o caminho não se apresenta fácil, pois Nosso Senhor exige de seus discípulos que tenham constante disposição para amar e sacrificar-se pelos irmãos.

Meus queridos irmãos e irmãs, na Igreja nos reunimos e nos vemos não somente com olhos humanos, mas, sobretudo e fundamentalmente, com os olhos da fé. Porque quando temos fé, enxergamos mais, somos capazes de entender o projeto de Deus para a humanidade, para nossa vida, e conseguimos aceitar o outro como irmão, apesar de sua forma diferente de ser e posicionar-se neste mundo. Pois foi nosso Pai mesmo que nos fez únicos, genética e espiritualmente. Certamente, para que procuremos nos unir “em um só corpo”, se quisermos usufruir de todos os dons divinos.

“Nós precisamos uns dos outros”

Assim como chamou os seus discípulos, em nosso tempo o Mestre dirige seu convite a todos, seja homem, mulher, criança ou adulto. Nosso batismo foi o início e o sinal desse caminho vocacional em nossa vida cristã, em que somos todos chamados a ser pescadores de homens para trabalhar na construção do Reino de Deus. Para ser cristão, não basta conhecer o Catecismo, recitar algumas orações ou mesmo participar da missa dominical. É necessário averiguar a própria capacidade de seguir a Cristo em todos os momentos: quando estamos impacientes, quando estamos cheios de orgulho, quando temos inimigos, quando nos sentimos egoístas, quando não queremos ajudar os outros.

Em todas essas situações, Deus nos chama à conversão, à superação dos entraves que nos impedem de ir ao encontro do irmão e de ser sinal do Amor de Deus para ele. Só o Amor é capaz de transformar as pessoas, de fazer verdadeiros milagres. Por amor, conseguimos dialogar, mudar hábitos, superar vícios, pedir perdão, nos colocar em oração. Por amor, conseguimos forças para recomeçar de onde erramos e corrigir as rotas de nossas vidas para o caminho do Bem Maior.

Neste mundo tão pouco solidário, tão fragmentado, nós, como Igreja, temos que ter entusiasmo para superar egoísmos e divisões, a fim de que Jesus seja realmente o nosso guia. Que sua Palavra seja a luz para os nossos passos. Todos nós temos que crescer na fraternidade. Conheçam-se, irmãos e irmãs. Ajudem-se. Reconheçam suas forças e, nas fraquezas, perdoem-se. Em suas paróquias e comunidades, trabalhem juntos com os padres, diáconos e demais leigos engajados nas diferentes pastorais. Nós precisamos uns dos outros. Vivam sempre na verdade, no amor, na entrega. E rezemos para que Deus envie mais trabalhadores para a sua messe. E que seja você um deles.

DOM WASHINGTON CRUZ, CP
Arcebispo Metropolitano de Goiânia