2. Arquidiocese
  3. Palavra do Arcebispo
  4. Em comunhão, o mundo será melhor

08/01/2018

Em comunhão, o mundo será melhor

Em comunhão, o mundo será melhor - Palavra do Arcebispo - Arquidiocese de Goiânia

Seria muito bom se a retrospectiva das notícias do mundo, em 2017, fossem semelhantes às da nossa Arquidiocese. Assim, relatariam o esforço e a união de todos para tornar o mundo melhor, como as inúmeras ações em prol do bem comum e da ajuda àqueles que mais necessitam.

A Igreja de Goiânia tem se empenhado na formação de lideranças clericais e leigas para viver e propagar os valores cristãos, assim como na promoção do desenvolvimento humano integral, a exemplo da educação formal e de projetos de educação para a cidadania. Atua no atendimento de crianças e idosos, em creches, abrigos e projetos; no auxílio a pessoas em risco de morte, pela falta de alimentos e assistência médica; e promove a reabilitação de dependentes químicos, entre muitas outras boas obras.

Na edição 190 do jornal Encontro Semanal, listamos fatos, celebrações e eventos que marcaram a vida da Arquidiocese no ano passado, mas sabemos da importância que têm as pequenas ações realizadas nas paróquias, movimentos e comunidades, muitas vezes nem divulgadas pelos promotores, que são as sementes de fé e do futuro da nossa Igreja.

A divulgação dos trabalhos que realizamos, nas dimensões material e espiritual, é uma forma de incentivar a adoção de inciativas na mesma linha, complementares ou inovadoras. Esse é o motivo de utilizarmos cada vez mais a comunicação na Igreja, incluindo as novas tecnologias, pois é inegável sua importância para a evangelização na realidade contemporânea.

“É nossa missão levar a Boa-Nova de Jesus Cristo ao maior número de pessoas possível, como nos pediu o Mestre”

Um dos Vicariatos Ambientais de nossa Arquidiocese é o Vicariato para a Comunicação (Vicom), que tem à frente o bispo auxiliar Dom Levi Bonatto. Entre as ações que desenvolve está a cobertura jornalística e fotográfica de atividades arquidiocesanas; a edição do jornal Encontro Semanal (distribuído nas paróquias e viabilizado por apoiadores), do Boletim Pastoral (distribuído na Reunião Mensal de Pastoral) e da Revista da Arquidiocese. Outra tarefa é a gestão do nosso site, dos perfis no Facebook e no Instagram; o envio de notícias e comunicados às paróquias e à imprensa, por e-mail e Whatsapp. Ainda são editados o calendário e o anuário arquidiocesanos, folhetos para celebrações especiais, e o folheto litúrgico Comunhão e Participação, utilizado nas missas. São criadas artes e marcas. Um projeto novo, previsto para ter início neste semestre, é o programa Encontro Semanal, que será veiculado pela PUC TV.

É nossa missão levar a Boa-Nova de Jesus Cristo ao maior número de pessoas possível, como nos pediu o Mestre (Mc 16,15), sendo instrumentos da misericórdia de Deus para elas. Como Pastor da Igreja de Goiânia, é meu papel dirigir mensagens aos fiéis católicos e à toda sociedade, e o faço por intermédio da Rede Pai Eterno de Comunicação / Rádio Difusora, deste jornal e da PUC TV. Um fato louvável é que as paróquias estão organizando, cada vez mais, equipes atuantes na Pastoral de Comunicação.

Com a graça de Deus e a participação da comunidade, em 2018, conseguiremos manter as iniciativas existentes e criar outras, tão relevantes quanto as citadas na Retrospectiva 2017.

Que a Paz de Cristo, o caminho para a verdadeira Felicidade, esteja sempre com vocês no Ano Novo e sempre!

Dom Washington Cruz, CP
Arcebispo Metropolitano de Goiânia