2. Arquidiocese
  3. Palavra do Arcebispo
  4. De braços abertos, acolhamos a todos os irmãos

18/12/2017

De braços abertos, acolhamos a todos os irmãos

De braços abertos, acolhamos a todos os irmãos - Palavra do Arcebispo - Arquidiocese de Goiânia

Estamos felizes, vivendo o Tempo do Advento, nos preparando para a chegada do Menino Deus em nossas vidas, renovando nossas esperanças em novo tempo para a humanidade, em que reine a Paz e a Misericórdia do Pai. Estamos em clima de festa, também, pela comemoração dos 80 anos de nossa Catedral Metropolitana, igreja matriz da Paróquia Nossa Senhora Auxiliadora, que também completa cinco décadas neste ano.

Essas trajetórias de serviço ao anúncio do Evangelho de Nosso Senhor Jesus Cristo inserem-se na história dos 60 anos de instalação da Arquidiocese de Goiânia, comemorados também neste ano de 2017. Sua Santidade, o papa Francisco, nos concedeu, pelo Ano Jubilar, a graça de incluir a Catedral como templo digno da obtenção de indulgências plenárias pelos fiéis visitantes, cumpridas as condições necessárias para tal benefício.

Mas, podem pensar alguns, o que representa um templo feito de tijolos e cimento, se acreditamos que somos templo do Espírito Santo de Deus? A explicação foi dada pelo próprio Jesus ao nos ensinar o devido respeito à “Casa do Pai”, como lugar sagrado de oração e oblação, seja ocupando-se de frequentar as sinagogas, ler e discutir as sagradas escrituras com os sumos sacerdotes, seja expulsando os vendilhões do templo, que faziam da Casa de Deus um lugar de comércio e desrespeito.

Uma igreja é um lugar sagrado, cheio de significados para os que a frequentam. Ali somos acolhidos e acolhemos, nos encontramos com o Cristo na Eucaristia e com os irmãos, e buscamos encontrar a nós mesmos, em nossa imagem e semelhança com o Criador.

Em nossa Catedral, a exemplo de tantas outras igrejas, as pessoas sentem-se na Casa do Pai. Mesmo se não participar da vida da paróquia da qual a igreja é matriz, passando pela Catedral entre uma atividade e outra, no Centro de Goiânia, o visitante sente-se acolhido, pela possibilidade de entrar a qualquer momento e fazer suas orações, ou somente colocar-se em silêncio diante do Senhor, confiante em sua misericórdia infinita. Isso acontece com uma rápida visita ao Santíssimo ou nas celebrações do meio dia, de segunda a sexta-feira, muito frequentadas por fiéis que aproveitam os intervalos do almoço para rezar. Há ainda os que preferem participar nos sábados, às 6h40 ou às 18h, sendo que, no último sábado do mês, acrescenta-se a opção das 16h. Aos domingos, buscando atender às demandas dos fiéis, há missas em seis horários: 7h, 8h30, 10h, 11h30, 17h e 19h. Para que todo esse atendimento espiritual esteja disponível, são muitos os operários a cuidar da messe, cada um doando seus melhores talentos. São padres, diáconos, acólitos, coroinhas, secretárias e muitos outros fiéis, a maioria voluntários. Agradecemos a todos os que iniciaram, deram continuidade e hoje fazem parte dessa história.

Demos graças pelos 80 anos da nossa Catedral e os 50 anos da Paróquia Nossa Senhora Auxiliadora. Que essas datas renovem nossas forças para a missão a que fomos chamados, fazendo dessa comunidade um exemplo de vida cristã. Nossas festas jubilares e comemorativas nos colocam também diante das exigências atuais da evangelização. E que o passado, com suas cruzes e conquistas, seja entendido e celebrado como dom, consagrando o nosso presente como tempo da graça de Deus. Acolhamos, de braços abertos, os que chegarem em nossa comunidade paroquial e na Catedral, que devem ser portas de acolhida, a indicarem o caminho para a verdade e a vida em plenitude, que é o Cristo Jesus. Que assim seja!

Dom Washington Cruz, CP
Arcebispo Metropolitano de Goiânia