2. Arquidiocese

09/10/2017

Campanha Missionária 2017

Campanha Missionária 2017 - Palavra do Arcebispo - Arquidiocese de Goiânia

Neste mês de outubro, a Igreja coloca-se em Campanha Missionária, com o objetivo de motivar a reflexão sobre o compromisso evangelizador de todo cristão, focando principalmente nos caminhos para despertar novas vocações e na motivação para uma constante ação missionária.

“A Alegria do Evangelho para uma Igreja em saída” é o tema dessa campanha, neste ano, cujo lema chama atenção para a importância de nos mantermos em comunhão no anúncio da Boa Notícia: “Juntos na missão permanente”. Mais do que nunca, somos chamados a sair de nossas casas e guetos para anunciar essa alegria do Evangelho a todos.

Nossa alegria centra-se na certeza da presença de Jesus ressuscitado entre nós, proclamando a sua vitória sobre o mal e a morte, a redenção dos nossos pecados e nossa condição de filhos amados de Deus.

Toda ação evangelizadora da Igreja tem como finalidade possibilitar o encontro do ser humano com o Ressuscitado, verdadeira fonte de alegria e caminho para o Reino de Deus. E a experiência desse encontro transformador é que motiva cada discípulo missionário ‒ seja ele padre, religioso ou religiosa, leigo ou leiga de vida consagrada, ou os que professam sua fé pelo exemplo de ser cristão vivendo as diferentes vocações que constroem o mundo ‒ a comunicar essa alegria do Evangelho a todos os povos.

No entanto, antes de anunciarmos essa alegria verdadeira, que faz nosso coração “arder” quando Ele os fala pelo caminho (Lc 24,32), é preciso que alimentemos nossa fé em comunidade, na unidade e no exercício permanente da fraternidade. Somente assim, nossa alegria torna-se força missionária eficaz, que nos move ao encontro dos irmãos.

O tema da Campanha Missionária deste ano nos convida a intensificar iniciativas de animação e cooperação missionária em todo o mundo. Precisamos rezar pelas missões e pelo despertar de novas vocações missionárias, diante da enorme messe do Senhor. Também somos convidados a realizar a Coleta no Dia Mundial das Missões, como um dos gestos concretos de adesão à campanha. Busquemos o exemplo dos primeiros cristãos, que repartiam o pão e personificavam a Misericórdia de Deus uns para os outros. “Nisto conhecerão todos que sois meus discípulos: se vos amardes uns aos outros” (Jo 13,35).

Rezemos a Oração do Mês Missionário

Deus de misericórdia, que enviaste o Teu Filho Jesus Cristo e nos sustentas com a força do Espírito Santo, ensina-nos a caminhar juntos e, a exemplo de Maria, nossa Mãe Aparecida, na celebração dos 300 anos do encontro da imagem, sejamos, em toda a parte, testemunhas proféticas da alegria do Evangelho para uma Igreja em saída. Amém.

Dom Washington Cruz, CP
Arcebispo Metropolitano de Goiânia