Onde voce deseja procurar?

  • Arquidiocese
  • Paróquias
  • Clero
  • Pastoral
  • Liturgia
  • Cursos
  • Comunicação

Você está em:

  1. Home
  2. Arquidiocese
  3. Palavra do Arcebispo
  4. Jovens precisam de Qualificação e Oportunidades

06/10/2017

Jovens precisam de Qualificação e Oportunidades

Jovens precisam de Qualificação e Oportunidades - Palavra do Arcebispo - Arquidiocese de Goiânia

Uma cena que me enche de esperança no futuro da humanidade é quando vejo jovens trabalhadores e honestos, que honram sua família. E, graças a Deus, temos muitos jovens assim. Responsabilizar-se por si mesmo, fazer o melhor que pode na sua família e comunidade, são formas concretas de colaborar para a edificação de um mundo cada vez melhor. “Ser” a mudança que queremos ver no mundo é uma atitude digna do cristão.

Ao contrário, é motivo de grande preocupação o crescente contingente de jovens que estão desperdiçando suas vidas, dons de Deus, passando a maior parte delas no sofá, estagnados, na ilusão de estarem “navegando” por todo o mundo nas redes sociais (que pode tornar-se um vício), “viajando” na dependência química ou vagando pelas noites em busca de sentido para viver onde não podem encontrar nada, além de vazio e frustrações.

O egocentrismo, a falta de empatia e solidariedade, a indiferença para com os problemas da sua casa e do seu mundo, crescem como ervas daninhas no chão de nossa sociedade, atingindo em cheio o coração da juventude. É comum saber de filhos que exigem dos pais ou responsáveis o custeio em todas as suas demandas, sem se preocuparem em trabalhar para conseguir o que desejam. E esse comportamento não está presente somente nas classes mais favorecidas. A análise desses comportamentos é necessária, para repensarmos a educação que estamos oferecendo às crianças e jovens em casa, na escola, na Igreja e na comunidade.

 

“Os resultados obtidos pelo Cesam e outras obras de idêntico perfil alimentam nossa esperança”

 

Certamente, a fé, a educação e o trabalho podem ser caminhos de mudança e superação desse quadro. São celeiros da boa semente. E felizmente, muitos homens e mulheres de boa vontade se ocupam do seu plantio. Um desafio é a taxa média de desemprego entre jovens de 14 a 24 anos, em nosso país, que vem crescendo e já estava em 27,2% em 2016, em relação a 2015 (IBGE). Ao mesmo tempo, o rendimento médio real da mesma faixa etária, no mesmo período, apresentou queda de 3,6%. Nesse contexto, muito mais complexo do que podem mostrar as estatísticas, temos que valorizar as iniciativas que lutam contra as marés do mercado e outros problemas que atingem os jovens, capacitando-os para o mundo do trabalho e ajudando-os a conseguir o primeiro emprego.

Uma das grandes obras voltadas a esse objetivo está sendo divulgada na edição 176 do Jornal Encontro Semanal, o Cesam (Centro Salesiano do Adolescente Trabalhador), que é um modelo de instituição salesiana mantida pela Inspetoria São João Bosco (ISJB). Seu objetivo é “contribuir para o fortalecimento do vínculo e da convivência familiar e comunitária de adolescentes e jovens, pela oferta de qualificação profissional, de formação para a vida em sociedade e a inserção no mercado de trabalho”.

Os resultados obtidos pelo Cesam e outras obras de idêntico perfil alimentam nossa esperança no futuro dos jovens, do nosso país e do planeta. Esse trabalho mostra que os jovens podem superar as mazelas que os atinge, por meio da formação espiritual, da qualificação profissional e de oportunidades para inserção social, mas, acima de tudo, pela amorosidade cristã, que tudo pode transformar. 

Dom Washington Cruz, CP
Arcebispo Metropolitano de Goiânia

Nós usamos cookies para oferecer uma melhor experiência a você quando estiver visitando o nosso site. Ao clicar em "Aceitar e Fechar", você concorda com o uso dos cookies e termos na nossa Política de privacidade.

Aceitar e Fechar