2. Arquidiocese
  4. Demos graças pela formação Sacerdotal

17/09/2017

Demos graças pela formação Sacerdotal

Demos graças pela formação Sacerdotal - Palavra do Arcebispo - Arquidiocese de Goiânia

Escolhemos o Dia de Nossa Senhora das Dores, 15 de setembro, para dedicação da nova capela do Seminário Santa Cruz, pelo desejo de colocar todos os que a frequentarem sob o manto protetor, na custódia da mãe de Jesus e nossa, de modo especial os que estão na caminhada sacerdotal. No mesmo dia, celebramos em Ação de Graças pelos 157 anos daquele seminário, (sempre se dedicando à formação de sacerdotes, mas também à formação de cristãos para a sociedade) e os 11 anos do Instituto Santa Cruz.

Na ocasião, reinauguramos os três seminários instalados no Centro Pastoral Dom Fernando (CPDF) – Santa Cruz, São João Maria Vianney e São João Paulo II –, cujas instalações passaram por reformas e significativas ampliações, para que tenham estrutura adequada ao desempenho de sua missão: “formar as pessoas para a Igreja e para o mundo, de modo que possam ajudar os fiéis em suas paróquias, em seus lugares, levando-os ao encontro com Jesus Cristo”. Os 11 anos de atuação do Instituto Santa Cruz foram também celebrados, por sua crescente contribuição ao encontro da fé com a razão, enquanto instituição de ensino superior de Teologia e Filosofia. Anunciamos, também, aos presentes, com alegria e esperança, o início de um Ano Jubilar para os nossos três seminários, concessão do Santo Papa Francisco.

Somos templo

Um Templo, além de ser um espaço físico para as nossas assembleias, para as nossas reuniões, é em si mesmo um sinal. Simboliza realidades bem maiores do que um edifício de quatro paredes. A nós que celebramos a dedicação deste templo no Seminário Santa Cruz, o Senhor nos diz que, mesmo sendo bonito, espaçoso, harmonioso, ele é apenas uma partícula do imenso e maravilhoso universo criado.

Aos queridos propedeutas, peço que façam jus à beleza deste Templo. Frequentem-no com assiduidade. Que ele seja o coração propulsor deste seu Seminário. Mas este Templo é também imagem de outro Templo, que é, sim, parte do universo sensível, porque constituído de seres humanos e para os seres humanos, mas que também o supera imensamente. Nós somos o templo de Deus, o santuário do Deus vivo, a Igreja que caminha e atua na história.

O Batismo nos une todos a Cristo ressuscitado. Todos juntos, pelo Espírito de Deus que habita em nós, somos o edifício de Deus em meio à humanidade. Nós somos aquela Igreja que desafia os séculos, não porque somos grandes, aliás, como diz S. Paulo: “Não há entre vós muitos sábios”, mas porque somos a Igreja construída sobre o alicerce dos apóstolos e cuja pedra angular é Jesus Cristo. Ele é a pedra viva em torno da qual nós crescemos como templo santo.

No templo físico, o altar é sinal por excelência do Calvário, onde se celebra a ação redentora, renova-se o mistério eucarístico, Jesus se torna realmente presente. A sua presença dinâmica arrebata-nos para nos fazer seus, para nos assimilar a si. Atrai-nos com o vigor de seu amor, levando-nos a sair de nós mesmos para nos unirmos a Ele, fazendo de nós uma só coisa com Ele: “Quando eu for levantado da terra atrairei todos a mim..."

Peçamos ao Senhor que nos ajude a considerar o Altar em toda sua riqueza; a valorizar a dignidade que lhe corresponde; a venerá-lo com religiosa unção; e a aproximar-nos dele com o gozo e a esperança de quem sabe que vai encontrar-se com o Senhor, preparando-nos no banquete eucarístico para a felicidade eterna na glória, junto a Deus Pai, Filho e Espírito Santo.

Dom Washington Cruz, CP
Arcebispo Metropolitano de Goiânia