2. Arquidiocese
  4. Demos Graças pela Romaria ao Santuário de Aparecida

11/09/2017

Demos Graças pela Romaria ao Santuário de Aparecida

Demos Graças pela Romaria ao Santuário de Aparecida - Palavra do Arcebispo - Arquidiocese de Goiânia

Como me alegrou a Romaria Arquidiocesana ao Santuário Nacional de Nossa Senhora Aparecida! Neste ano, o número de participantes aumentou 100% (reunimos mais de mil pessoas) e isso é motivo de darmos graças a Deus. São mais pessoas descobrindo ou alimentando o sentido de colocar-se em romaria, em sua caminhada de fé; manifestando sua gratidão à intercessão de Nossa Senhora da Conceição, que “apareceu” ao povo brasileiro pelas mãos de simples pescadores, naquele abençoado lugar de São Paulo.

Aparecida, hoje, está entre as principais cidades do mundo que recebem grande contingente de romeiros, chão sagrado que acolhe a devoção dos que visitam o templo dedicado àquela que disse o sim para a concepção do filho de Deus, nosso salvador. Cada um leva, em seu coração, um motivo para estar ali, misturando-se os pedidos de auxílio e os agradecimentos de inúmeras graças.

Todo cristão é chamado a participar da grande romaria da vida. E os santuários são como “a tenda do encontro, o tabernáculo da Aliança”. Todo santuário, além de ser uma autêntica escola de fé e um inestimável dom da graça de Deus à sua Igreja, é portador de uma determinada mensagem. Todo Santuário é, por excelência, o lugar da Palavra e da Eucaristia. Mais do que nunca, é importante associar a casa da Mãe Aparecida à escuta acolhedora da Palavra de Deus. Nossa Senhora é a Virgem que sabe ouvir. A Eucaristia é o momento alto de toda Romaria. Em Aparecida, pela Eucaristia, Nossa Senhora nos oferece “o fruto bendito do seu ventre”.

“Quem vai ao santuário de Aparecida sabe que Nossa Senhora está em ação e que, apesar das trevas do tempo presente, a Mãe vela por nós

O Santuário de Nossa Senhora Aparecida é memória viva das nossas origens, sinal visível de que Deus “eleva os humildes”. Não tenhamos dúvida de que, ao adentrá-lo, nossos pés pisam um dos lugares mais sagrados da piedade do nosso povo católico. Sentir, entre nós, a força da presença de nossa mãe do céu, nos convoca, nos congrega e faz com que nos sintamos irmanados na mesma fé, na mesma Igreja.

Quem vai ao santuário de Aparecida sabe que Nossa Senhora está em ação e que, apesar das trevas do tempo presente, a Mãe vela por nós e, por isso, o nosso coração já pode estar repleto de alegria, confiança e esperança. “A minha alma engrandece o Senhor, e meu Espírito se alegra em Deus, meu Salvador”.

Que Nossa Senhora Aparecida, que visitamos em peregrinação, nos ajude a renunciar corajosamente ao mal, a professar com alegria a fé em Cristo e a renovar permanentemente a nossa vida cristã, para que todos sigamos em frente, movidos pelo amor de Deus!

Dom Washington Cruz, CP
Arcebispo Metropolitano de Goiânia