2. Arquidiocese

20/08/2017

Mês Vocacional

Mês Vocacional - Palavra do Arcebispo - Arquidiocese de Goiânia

‘‘A quem enviarei? Quem irá por nós?’’ Respondi: ‘Aqui estou! Envia-me.’’ (Is 6,8)

Estamos no mês dedicado às vocações. Na história da salvação, Deus sempre quis se servir de homens e mulheres para que Ele pudesse agir. A Bíblia está repleta de relatos de vocação. A iniciativa é sempre de Deus. É sempre Ele quem dá o primeiro passo, mas também espera a nossa resposta. Não nos obriga nem invade nossa liberdade. Assim a Igreja, novo povo de Deus, sabedora de sua vocação, leva adiante essa missão.

Ao longo do ano pastoral, é mister falar ao coração das pessoas – no caso específico do mês vocacional, dos jovens. Dizer-lhes que servir ao próximo é vivenciar a alegria de ser um cristão autêntico. A crise de valores enfrentada pelo mundo atual não pode nos tirar a esperança na juventude, que é, sem dúvida, uma grande força, especialmente em nossa Igreja particular. Eles buscam um sentido para suas vidas e, se não lhes apresentamos caminhos, fatalmente iremos perdendo terreno para outras propostas nem sempre sadias. Não conseguiremos renovar as estruturas de nossas comunidades sem que haja, em nossa vivência, uma terna expressão de alegria e encanto, sempre renovado pelo serviço ao Reino de Deus.

“Que tenhamos leigos comprometidos com a caminhada da Igreja, dispostos a enfrentar os desafios impostos pelos tempos atuais e capazes de testemunhar uma vida de comunhão eclesial”

O Evangelho nos interpela e nos questiona sobre nossas práticas. Será que estamos realmente levando outras pessoas a também se encontrarem com Jesus? Estamos, de fato, atraindo-as a ponto de elas também dizerem, como os gregos disseram a Filipe, “Queremos ver Jesus”? (Jo 12,21). Uma autêntica e atraente proposta deve partir de todos nós, responsáveis pela promoção vocacional. Na Arquidiocese de Goiânia, é preciso que tenhamos a ousadia dos santos e a coragem evangélica, a fim de promovermos uma pastoral voltada para a sensibilização vocacional em todos os âmbitos. Assim, as chamadas vocações específicas encontrarão acolhida em nossas comunidades.

Para uma boa reflexão vocacional, durante este mês de agosto, precisamos ter um olhar voltado para as necessidades mais urgentes e para aqueles campos da pastoral ou de ministérios em que precisamos concentrar nossas forças. Rogamos ao Eterno Pai que a família seja promotora e primeira responsável pelas vocações. Que tenhamos leigos comprometidos com a caminhada da Igreja, dispostos a enfrentar os desafios impostos pelos tempos atuais e capazes de testemunhar uma vida de comunhão eclesial. Que os jovens descubram a beleza e o valor da vocação à vida consagrada, expressão da ternura e da bondade de Deus, e que também suscite naqueles que foram chamamos à vocação sacerdotal a resposta generosa para que entrem na “escola de Jesus”, a fim de serem seus colaboradores.

Recomendamos aos animadores e animadoras de comunidades, às religiosas e aos padres, que criem, onde ainda não houver e, se for o caso, fortaleçam as equipes de pastoral vocacional nas paróquias, redes e comunidades. E que essas equipes trabalhem em comunhão com a Pastoral Vocacional da Arquidiocese. Esse serviço deve não apenas sensibilizar para a questão vocacional, mas também ser um espaço de acolhida e encaminhamento das pessoas que se sentirem chamadas por Deus.

Dom Washington Cruz, CP
Arcebispo Metropolitano de Goiânia