2. Arquidiocese
  3. Palavra do Arcebispo
  4. Três oportunidades para refletir sobre a família

09/08/2018

Três oportunidades para refletir sobre a família

Três oportunidades para refletir sobre a família - Palavra do Arcebispo - Arquidiocese de Goiânia

A Semana Nacional da Família, que tem início neste domingo (12) e prossegue até o próximo dia 18, é uma oportunidade para que a Igreja no Brasil reflita sobre “O Evangelho da Família, alegria para o mundo”, mesmo tema do IX Encontro Mundial das Famílias com o papa Francisco, que acontecerá nos dias 25 e 26 de deste mês, em Dublin, na Irlanda.

De iniciativa da CNBB (Comissão Episcopal Pastoral para a Vida e a Família / Comissão Nacional da Pastoral Familiar), a Semana da Família já integra o calendário das paróquias em todo país, motivando inúmeras ocasiões de encontros, celebrações, ações missionárias, palestras e eventos sobre os temas ligados à família. Em nossa arquidiocese, uma Celebração em Ação de Graças, no Santuário Sagrada Família, às 17h, encerrará a programação da Semana, desenvolvida em diversas paróquias.

Todo o conteúdo sobre a temática proposta, roteiros de orações e cantos para celebrações podem ser encontrados no subsídio “Hora da Família”, que já está disponível. Nele, encontramos a explicação sobre o tema: “O Evangelho da Família ressalta o lado positivo da Família, a família como boa notícia, como um bem, um dom de Deus. ‘Alegria para o mundo’ acentua o fato de que ser família não é um aspecto da doutrina, um valor apenas para os cristãos ou para as pessoas religiosas. É uma riqueza para o mundo, para a humanidade toda.

Encontro Mundial

Outra oportunidade de reflexão será o 9º Encontro Mundial das Famílias, com a presença do papa Francisco, que acontece nos dias 25 e 26 deste mês, em Dublin, na Irlanda. Com a proposta de “celebrar o dom divino da família” e aprofundar a “compreensão da família cristã como Igreja doméstica e unidade básica de evangelização”, esse encontro deve chamar a atenção do mundo para a importância da família e reforçar o trabalho de evangelização, que vem sendo realizado pela Pastoral Familiar. Milhares de pessoas do mundo todo vão participar de palestras, oficinas, reflexões e celebrações, e levarão para seus países as ponderações e experiências que essas atividades devem proporcionar, à luz da esperada manifestação do papa sobre o tema.

Congresso Regional

Também com o tema “O Evangelho da família, alegria para o mundo”, será promovido pelo Regional Centro-Oeste da CNBB (Goiás e Distrito Federal) e sediado pela Arquidiocese de Goiânia, o VI Congresso Regional da Pastoral Familiar, nos dias 7 a 9 de setembro deste ano, tendo como lema “Completai minha alegria, permanecendo unidos” (Fl 2,2).

Uma rica programação foi organizada para esse evento, colocando em foco as dimensões espiritual, celebrativa, formativa e motivacional como instrumentos de trabalho a favor da vida e da família. Serão tratados também temas relacionados à Exortação Apostólica Pós-Sinodal Amoris Laetitia; Teologia do Corpo e as Catequeses do Encontro Mundial das Famílias.

As comunidades devem viver intensamente a alegria que esses três eventos vão proporcionar, mas também se dedicarem ao planejamento de ações que, a médio e longo prazo, contribuam para a sobrevivência da família e avanços na qualidade da vida familiar.

Coloquemo-nos em oração, a partir desta Semana da Família que tem início hoje, para que os organizadores, assessores e participantes desses importantes eventos sejam iluminados por Deus, para que possam multiplicar os dons e os frutos do seu edificante trabalho.

Que esses momentos de encontro, interatividade, estudo e troca de experiências colaborem na construção de pontes para diálogo, a superação dos problemas que ameaçam a família e a redescoberta, pelo mundo, do grande bem que a vida familiar, segundo a vontade de Deus, representa para a humanidade.

Dom Washington Cruz, CP
Arcebispo Metropolitano de Goiânia